30/08/2013
Câmara Municipal inicia trabalhos da CPI dos Maquinários
A  Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maquinários abriu nesta sexta-feira (30-08) os trabalhos investigatórios sobre a locação de máquinas pesadas no valor de R$ 9 milhões feita pela prefeitura de Cuiabá sob administração do prefeito Mauro Mendes (PSB).

A reunião dos membros da comissão ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Toninho de Souza (PSD), a CPI vai requerer uma série de documentos junto a vários órgãos a nível municipal, estadual e federal como a Receita Federal.

O encontro foi realizado para que todos os membros da comissão assinassem os requerimentos que vão ser encaminhados para a Secretaria Estadual de Fazenda, Receita Federal, Junto Comercial, Secretaria de Obras, prefeitura municipal de Cuiabá e até mesmo o Tribuna Regional Eleitoral (TRE).

Além de Toninho de Souza, a CPI tem como membros os parlamentares Ricardo Saad (PSD), Clovito Huguenei (PTB), Arílson da Silva e Alan Kardec, ambos do PT.

Na abertura dos trabalhos, os vereadores foram unânimes em reafirmar o compromisso pela transparência no trabalho investigatório. Pelo Regimento Interno da Casa Legislativa, a CPI tem quer uma duração de 120 dias.

Até lá, o presidente da comissão Toninho de Souza afirmou que terá um parecer final sobre a licitação para a locação de maquinários realizada pela atual administração. A empresa vencedora é a Trimec Construções, de propriedade de Wanderley Torres, apontado como suposto sócio do prefeito Mauro Mendes. Há suspeita de irregularidades no certame.

Com pouco mais de 15 dias em ação, a CPI já conseguiu reunir quase 90% de toda a documentação sobre a licitação das máquinas. Segundo Toninho de Souza, há indícios de favorecimento às empresas ligadas a amigos do prefeito da capital mato-grossense. Por exemplo, ele apresentou documentos que comprovam a sociedade do empresário Mauro Mendes, hoje prefeito de Cuiabá, com Valdinei Mauro, dono da empresa Money Mineração Casa de Pedras, com endereços em Mato Grosso e no Pará. Esta empresa venceu uma licitação no valor de R$ 2 milhões.

Assessoria de Gabinete