10/12/2007
Lutero efetiva projeto com inauguração de placa nominativa
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Presidente da Câmara inaugura primeira placa nominativa
O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Lutero Ponce (PMDB), inaugurou a primeira placa nominativa referente à lei 4.992, de sua autoria.

De acordo com a lei, sancionada pelo prefeito Wilson Santos em julho deste ano, logradouros públicos e instituições que têm estampados nomes de personagens mato-grossenses importantes devem possuir uma placa com a fotografia e alguns dados sobre o homenageado.

A iniciativa busca resgatar, segundo o parlamentar, a cidadania e a história regional fazendo com que a sociedade conheça um pouco mais sobre a vida da pessoa que está sendo condecorada e para que esta seja sempre lembrada. “É o respeito e consideração humana sobrepondo ao esquecimento do tempo”, conclui Ponce.

Desta vez, a personalidade escolhida foi a professora de português Guilhermina de Figueiredo, falecida em 1981, que lecionou na Escola Normal “Pedro Celestino”, Colégio Cuiabano e Escola Técnica de Comércio de Cuiabá e conforme sua sobrinha, Maria Luiza Figueiredo da Silva, presente no evento, também ajudou a criar a Fundação Pio XII.

Na oportunidade houve a execução do hino à Cuiabá seguido da entrega de dois livros, escritos pela homenageada, “ABC da Literatura” e “Lampejos da Alma”, pelo vereador à diretora e professora Dalva Barreto, que falou sobre a importância do projeto. “Dona Guilhermina estava à frente do seu tempo”, comentou, explicando que com essa iniciativa todas as mulheres e professoras devem se sentir lisonjeadas.

Logo após, o parlamentar agradeceu à comunidade da região e lembrou sobre a emenda garantida para a construção da creche no bairro. O encerramento do evento ficou por conta da ex-aluna da homenageada Wanda Marchetti que declamou a poesia Cuiabá, de Dom Aquino Corrêa.

Assessoria: Secom CâmaraCbá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues