Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/08/2013
Reciclagem é tema na Tribuna Livre
Maurício Snowareski, presidente da Comissão de Gestão Socioambiental, do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT), esteve presente na tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quinta-feira (15), a convite do vereador Faissal Calil (PSB), para salientar a importância de desenvolver projetos socioambientais em órgãos públicos, citando como exemplo os desenvolvidos pelo Regional. 

O objetivo da Câmara é ser um ponto de coleta de materiais para reciclagem, incentivando servidores e colaboradores a trazerem de suas residências os recicláveis, promovendo assim o descarte próprio de forma ambientalmente correta, conforme exemplo do TRT/MT, que é reconhecido por sua atuação no campo da sustentabilidade.

“Temos o costume de enxergar lixo no material que descartamos, mas isso pode ser reciclado e se tornar útil para a sociedade. Uma construção sustentável custa 5% a mais que uma construção normal, mas os benefícios são imensos e o retorno ecológico é garantido”, afirmou Mauricio.

A Coleta Seletiva Solidária será implantada nesta Casa de Leis na próxima semana, e consiste no recolhimento, transporte e triagem de papel, papelão, vidro, plástico e metais em geral. A iniciativa tem o tripé da sustentabilidade (ambiental, econômico e social).

A ação contribui para a geração de renda a integrantes da cooperativa, e a destinação dos recursos financeiros obtidos com o material recolhido na Câmara será revertido a creches, escolas e entidades filantrópicas.

O vereador Faissal Calil, apóia essa iniciativa do TRT. O parlamentar ajudou o desenvolvimento deste projeto de reciclagem na Câmara. “A população mundial está em constante crescimento, e isto aumenta a quantia de resíduos orgânicos e inorgânicos na sociedade. Devido à grande quantia de lixo produzido todos os dias, reciclar se tornou algo fundamental na sociedade para a manutenção da saúde do planeta e das pessoas. Devemos incentivar as pessoas a reciclarem, dando condições para realizar este procedimento”, afirmou o parlamentar.

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo TRT:


Edifício Sustentável – Para consolidar a política voltada para redução de impactos ambientais negativos, o TRT/MT editou a Resolução a Administrativa 164/2010 contendo delimitação de áreas dos ambientes de trabalho e recomendações de cunho socioambiental. Assim, a elaboração de projetos arquitetônicos e complementares e a execução de qualquer obra tem como paradigma o forte apelo socioambiental. Em todos os casos, a escolha de materiais, equipamentos e métodos construtivos necessariamente observam as possibilidades de mitigação de impactos ambientais.

Vale Luz – É um projeto de iniciativa do Governo do Estado, com adesão do TRT desde 2010. Consiste na troca de latas de alumínio e garrafas plásticas por cupons de crédito para pagamento de faturas de energia elétrica e aquisição de alimentos. Uma empresa recicladora faz a pesagem do material e, de acordo com o valor de mercado, emite os cupons, que são revertidos para entidades beneficentes assistidas pelo Comitê Pró-Infância.

Óleo Ecológico – Implantado em junho de 2011, é uma parceria entre o TRT e uma fabricante de tintas e consiste na troca de óleo de cozinha usado por cupom denominado "Vale Óleo Ecológico". Esses cupons são doados para entidades beneficentes, que podem adquirir materiais de construção civil no comércio da Grande Cuiabá ou comprar tintas e vernizes a preço de fábrica junto à empresa parceira.

Papa-Pilha – Consiste na coleta seletiva de pilhas comuns, alcalinas, recarregáveis e baterias de telefone celular. O material descartado nas unidades e trazido das residências de magistrados, servidores e público em geral é armazenado em postos de coleta localizados nos corredores e entradas do TRT e fóruns do interior. Periodicamente, o resíduo é recolhido e encaminhado para uma empresa de reciclagem que providencia a correta destinação e transformação.

Coleta Seletiva Solidária – Consiste no recolhimento, transporte e triagem de papel, papelão, vidro, plástico e metais em geral. Sabendo da dificuldade do cidadão de realizar a coleta seletiva, pela ausência de políticas públicas que mudem a situação no curto prazo, além de promover o descarte próprio de forma ambientalmente correta, o Tribunal também incentiva magistrados, servidores e colaboradores a trazerem de suas residências os recicláveis.

Longa Vida – Consiste na correta destinação de embalagens longa vida. Magistrados, servidores e colaboradores trazem de suas residências as embalagens e as depositam nos postos de coleta, que são posteriormente armazenadas na Central de Recicláveis do TRT/MT. Periodicamente o material é remetido para empresa parceira que realiza a reciclagem do material.

Eco Bolsa – Consiste na coleta de tubos de pasta dental e radiografias para confecção de bolsas e outros artesanatos. Magistrados, servidores e jurisdicionados trazem de suas residências tubos de pasta dental vazios e radiografias e os depositam nos postos de coleta. O material é repassado para artesãos residentes em diversos municípios de Mato Grosso.

Sucata Eletrônica – A sistemática consiste na coleta, transporte, triagem e processamento de resíduos eletroeletrônicos, como CPUs, monitores, impressoras, no-breaks, inclusive lâmpadas e baterias, com utilização da tecnologia de fim de vida útil, que garante a completa descaracterização dos produtos com posterior reaproveitamento da matéria-prima resultante. Além da destinação pelo Tribunal, o Projeto conta com a atitude proativa de magistrados, servidores e colaboradores que trazem a sucata eletrônica acumulada em suas residências, entregando-a nos pontos de coleta situados no complexo-sede do Tribunal e nos fóruns trabalhistas do interior. Periodicamente uma empresa parceira coleta a sucata e emite pagamento diretamente para o Comitê Pró-Infância, que se encarrega de repassar os recursos para as entidades por ele assistidas.


Stephanie Romero - Secom/Câmara Municipal de Cuiabá


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.