08/08/2013
Centro Pop gera insegurança a moradores e comerciantes

Lançado em julho deste ano, o primeiro Centro de Referência Especializado, Centro Pop, em apoio às pessoas que moram nas ruas da cidade, tem causado grandes transtornos aos moradores e comerciantes do centro de Cuiabá.

A afirmação é do vereador Oséas Machado (PSC) que, juntamente com representantes da Polícia Militar, associação de moradores e do comércio central discutiu com o secretário adjunto de Governo, João Batista, uma forma de solucionar esse problema.

“Recebemos denúncias de que a população do centro (moradores e comerciantes) está sendo coagida pelas pessoas atendidas no Centro Pop. Nossa sugestão é que um Centro muito importante como este deveria ser instalado em outro local.”

O comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, Gilcimar Mendes Correa, disse que está preocupado. De acordo com ele, a situação não está fácil, há uma migração de pessoas que moram nas ruas dos bairros para o centro.

“O número de violência aumentou, comerciantes estão com medo de perder a clientela. Já prendemos figurinhas carimbadas de bairros aqui no centro, assaltando a população”, salientou. Segundo ele, o trabalho da Polícia redobrou desde que o Centro foi inaugurado.

Os moradores do Centro Norte estão igualmente preocupado com os assaltos. A presidente da associação, Francisca Lopes Xavier, informou que o objetivo do Pop não está sendo feito, o de encaminhar as pessoas para os serviços sociais da Prefeitura ou para suas casas.

“Elas ficam no centro e aproveitam a situação; nós esperamos que o vereador Oséas Machado e o prefeito Mauro Mendes resolvam esse impasse. Porque, se continuar essas atividades, o centro vai se tornar violento”.

O objetivo do Centro Pop é atender, em média, 80 pessoas/mês. Os moradores de rua recebem kits contendo produtos de limpeza, cobertor e chinelos. Na casa, situada na região central de Cuiabá (Rua Pedro Celestino), tomam banho, se alimentam e descansam nas duas salas disponíveis. Além disso, tem uma equipe interdisciplinar (assistentes sociais e psicólogos) que atendem os usuários que frequentam o local, disponibilizando alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e higiene pessoal.

65 – 9694 - 8338