06/08/2013
Allan defende diálogo com a sociedade e apoia derrubada de vetos
Um dos poucos vereadores que permaneciam no plenário da Câmara Municipal de Cuiabá no momento em que os vetos aos projetos do transporte coletivo eram questionados na sessão desta terça-feira (06), a primeira desse segundo semestre, o vereador Allan Kardec (PT) lamentou a ausência dos demais vereadores, a grande maioria da base do prefeito, que foram esvaziando o plenário, aos poucos, até a sessão ser encerrada por falta de quórum.

Allan ressaltou que justamente no momento em que um assunto de interesse coletivo e defendido pela população cuiabana nas manifestações no mês de junho era discutido no plenário, os vereadores da base aliada mostraram falta de interesse em dialogar. O vereador não concorda com a falta de diálogo e de transparência que existe hoje por parte do Executivo que não dialoga com todos os vereadores e muito menos com a população que é a mais interessada e atingida diretamente pelas ações tomadas, como por exemplo, o veto dos 4 projetos de leis aprovados por unanimidade no dia 27 de junho, no Legislativo Municipal.

Autor de 2 dos projetos vetados, que pede a derrubada  da restrição na utilização do passe livre estudantil e estende os benefícios aos estudantes de pós-graduação, o vereador Allan lembrou que a luta continua. “Vamos fazer uma grande batalha. Hoje faltou um diálogo mais propositivo por parte da bancada de apoio ao prefeito que talvez prefira o discurso na prefeitura, diretamente no sétimo andar ou então durante reuniões com empresários do transporte”, lamentou ao lembrar que a base do Executivo também votou favorável aos projetos diante do clamor popular.

Allan não concorda com os argumentos defendidos pelos empresários e pelo prefeito de que a volta dos cobradores vai implicar em aumentos da tarifa, porque quando esses trabalhadores foram retirados dos coletivos em 2012 não houve nenhuma redução no valor da passagem. “Isso é uma incoerência por parte do Executivo que alegou ter vetado o projeto para evitar aumento na tarifa, pois não teve redução quando os cobradores foram demitidos. A Prefeitura de Cuiabá não questionou isso com as empresas”, afirma o vereador.

O assunto será debatido entre os vereadores durante essa semana. O presidente da Câmara também já informou que pretende realizar pelo menos uma audiência para ouvir a população antes de colocar os vetos para apreciação em plenário. “É essencial que essa cobrança por melhorias no transporte seja debatida com a população, mas acredito que a audiência pública sobre isso já foi feita quando o pessoal foi para as ruas cobrar melhorias e redução da tarifa”, enfatiza Allan.

Na semana que vem haverá uma mobilização de estudantes e de movimentos sociais em frente à Câmara de Cuiabá para cobrar que os vereadores derrubem os vetos do prefeito. “Com certeza os estudantes terão espaço e deverão usar a tribuna para defender as melhorias no transporte contempladas pelos projetos que foram aprovados nesta Casa de Leis”, ressalta Allan Kardec ao convidar estudantes, pais, e demais usuários do transporte coletivo que lutam por melhorias num serviço que tem a terceira passagem mais cara do país.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues