12/07/2013
Câmara concede Moção de Aplausos aos PMs que integram o Proerd/MT
Otmar de Oliveira

Em sessão solene realizada hoje (12-07) no Plenário das Deliberações, presidida por João Emanuel, PSD, dirigente da Casa de Leis da capital, policiais militares que integram o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência receberam Moção de Aplausos alusiva ao 13º aniversário do Proerd. Emanuel é o autor da propositura dessa homenagem, que ele considera importante para destacar o trabalho realizado diuturnamente pela PM.

"Quero estender esta homenagem a quantos lutam para combater a droga em Cuiabá. Foi com alegria que apresentei o requerimento aos nobres pares da Câmara, pautado no reconhecimento de todos nós, legisladores, ao esforço que vocês empreendem junto às crianças e adolescentes. O Proerd é de suma importância no combate ao tráfico e uso de drogas. É uma luta que assumiu conotação legítima de guerra. Porque, quando existe um usuário no seio da família, toda ela adoece, perece conjuntamente. Os reflexos das drogas são dizimadores, capazes de destruir tudo ao seu redor. Então, temos de estar 100% prontos para o combate".

João Emanuel citou que a maioria do bairros cuiabanos registra focos de tráfico e de usuários em escala crescente. "É uma tônica assustadora. São mais de 40 pontos de distribuição e de uso nos bairros centrais e periféricos. Precisamos trabalhar contra em frentes diversificadas. Uma das que considero primordial é a inserção de matéria relativa às drogas no currículo escolar. Este trabalho preventivo despertaria maior repulsa nas crianças e adolescentes em relação a tudo de ruim que as drogas representam na vida e uma pessoa. Os eventuais aliciadores encontrariam muito mais dificuldades para convencê-las a experimentar e se tornar dependentes".

Segundo o presidente do Legislativo, a Câmara não tem se furtado de trabalhar intensivamente para que as drogas não emoldurem quartel resistente no município cuiabano. "Nosso mandato tem sido caracterizado por ações sequenciais voltadas a esse tema. Uma legítima força tarefa, a exemplo do trabalho desenvolvido pela Comissão de Enfrentamento às Drogas, presidida pelo vereador Wilson Kero Kero, PRP. Participam instituições públicas e privadas da sociedade civil organizada".

O tenente-coronel Castro (PM), que representou o coronel Jacques Lopes da Costa, salientou que o Proerd tem atuado preventivamente com muito sucesso em vários municípios de Mato Grosso, "numa extensão de outras atividades semelhantes realizadas no Brasil e em todo o mundo". As crianças de hoje, frisou, "serão as autoridades do Brasil do futuro, e representam todo um contexto de valores sociais".

Ele destacou que a Polícia Militar se sente honrada e agradecida em receber Moção de Aplausos do Legislativo de Cuiabá, instituição que considera já parceira no programa desempenhado para barrar o avanço das drogas e estabelecer uma cruzada de defesa às crianças e adolescentes em fase escolar. "É um programa dinâmico, e o trabalho realizado é gratificante, emocionante".

ENTENDA O QUE É O PROERD...

O Proerd foi criado por educadores em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o nome Drugs Abuse Reistance Education, que significa Educação para Resistir ao Abuso de Drogas. Chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro-RJ, e ramificou-se para todos os estados do País. Em Cuiabá, o Proerd já formou 30.545 alunos, totalizando 366.540 atendimentos diretos aos estudantes da capital mato-grossense.

Trata-se de um programa levado a efeito por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e dultos. O objetivo é a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual é desenvolvido através de orientações para prevenção ao uso de drogas e práticas de violência, construção da cidadania, promoção da autoestima, valorização à vida, convivência social harmoniosa, rede de suporte e proteção às crianças e aos adolescentes. No Proerd Pais é reforçada a importância da amiza e supervisão dos pais com os filhos.

João Carlos de Queiroz Secom/Câmara