11/07/2013
Moradores do bairro Três Lagoas recebem vereador Onofre Júnior
Abraão Ribeiro
Moradores do bairro Jardim Três Lagoas, região norte de Cuiabá, receberam o vereador Onofre Júnior e sua equipe jurídica na noite desta quarta-feira (10-07) em uma reunião para debater os problemas que afetam o bairro, principalmente a desapropriação de moradores promovida pela Secretaria de Estado para a Copa (SECOPA).

Esse caso foi levantado pelo programa de TV “Onofre Junior – Cidadão Consumidor”, no dia 8 de Julho, e chamou atenção porque os moradores do bairro Jardim Três Lagoas reclamam da atitude da então AGECOPA, hoje SECOPA, em destruir o asfalto e a rede de esgoto do bairro, como também desapropriar alguns moradores de suas casas alegando que o bairro estaria dentro do projeto urbanístico para a Copa do Mundo, e por isso, passaria por mudanças.

Algumas casas chegaram a ser demolidas e depois de praticamente dois anos a SECOPA ainda não indenizou esses moradores, como é o caso do pedreiro Mauro Pereira, que teve sua casa demolida pelas máquinas da antiga AGECOPA e até hoje não recebeu nenhuma indenização: “Minha casa valia 100 mil reais, era herança que minha mãe deixou pra mim e que eu alugava, era minha fonte de renda. Os fiscais da antiga AGECOPA vieram aqui, disseram que a rua que eles iriam construir passava bem a onde estava minha casa e me prometeram 90 mil reais de indenização, dinheiro que eu não vi até hoje. E da minha casa sobraram apenas escombros.”

Comovido com a situação em que os moradores do pequeno bairro Jardim Três Lagoas estão passando, o vereador Onofre Júnior decidiu colocar sua equipe à disposição dos moradores e buscar soluções junto a SECOPA. A primeira ação definida na reunião foi à criação de uma comissão de moradores do local, com cinco integrantes, que irão participar dos trabalhos da equipe do gabinete do vereador para debater com a SECOPA.

O vereador Onofre Júnior destacou a importância dessa comissão e frisou que não deixará de amparar esses moradores: “Esta comissão esta apta a participar de todas as ações realizadas pela nossa equipe jurídica em busca de informações do que verdadeiramente aconteceu aqui no bairro Jardim Três Lagoas. Os moradores têm os documentos da época, notificações dadas pela antiga AGECOPA e agora nós vamos dar todo o amparo possível e legal para que esses moradores possam receber os benefícios em seu bairro. É inadmissível o que fizeram aqui. Destruíram o asfalto e a rede de esgoto, e ainda não pagaram as indenizações das famílias desapropriadas desnecessariamente, diga-se de passagem, pois praticamente dois anos depois nada foi feito no bairro.”

Dona Itamar Santos está confiante que os problemas estruturais da sua comunidade serão resolvidos: “Eu tenho fé em Deus que agora com a ajuda do vereador Onofre Júnior, e a união dos vizinhos, nós vamos vencer essa batalha. Nós pagamos nossos impostos corretamente, então queremos os benefícios para o bairro. É nosso direito!”

Assessoria de Gabinete - Abraão Ribeiro

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo