30/11/2007
Lei cria Estrada Turística do Coxipó do Ouro
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou projeto de lei de autoria do vereador Permínio Pinto (PSDB) que torna estrada turística o trecho que liga a Capital à vila Coxipó do Ouro. Com isso, novos investimentos poderão viabilizar o turismo e a preservação ambiental da região.

O projeto de autoria de Permínio foi aprovado em primeira votação e depende apenas de uma segunda aprovação, o que deve ocorrer ainda neste mês de dezembro.

De acordo com o projeto, será considerada a Estrada Turística do Coxipó do Ouro o trecho que compreende a tradicional Ponte de Ferro até a vila Coxipó do Ouro, incluindo a faixa marginal de 300 metros de cada lado.

Com a lei, que entrará em vigor 90 dias após a sanção, a Estrada Turística será um ponto de turismo, preservando as suas características, além de contribuir na preservação dos recursos naturais do local e proporcionar uso recreativo e educativo à população através do turismo ecológico.

Também não serão permitidas queimadas na região, exercício de atividades que provoquem erosão do solo e assoreamento do rio, fixação de tapumes, placas, avisos ou sinais de qualquer outra forma de comunicação visual publicitária sem a prévia autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Estamos estabelecendo critérios de uso público da Estrada e promovendo a preservação ambiental e resgate histórico do local, que tem grande potencial turístico. Ali existem chácaras de lazer, rios de grande beleza e águas cristalinas, além de uma fauna esplendorosa”, justifica Permínio, ao ressaltar que o trecho também tem grande importância história para Mato Grosso, pois foi por ali que chegaram os primeiros bandeirantes.

Assessoria: Gabinete