28/11/2007
Vereadores cobram limpeza na capital e mais segurança à população
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
A precária situação da coleta de lixo em bairros da capital e a falta de segurança no município foram dois temas amplamente discutidos durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá, entre os parlamentares.

Expondo diversas situações ocorridas nos últimos dias, inclusive, de assaltos com vítimas, a vice-presidente da Mesa Diretora, vereadora Lueci Ramos (PSDB) relatou na tribuna o que presenciou em seu bairro (CPA) no decorrer da semana, onde um vizinho ficou gravemente ferido após reagir a um assalto.

Cobrou do governador Blairo Maggi, mais segurança para a capital que segundo ela, é reivindicada desde o seu primeiro mandato, sem sucesso. Lembrou também sobre a forma de abordagem da Polícia Militar (PM) que em sua opinião, deveria ter mais treinamento para lidar com a população.

Além da vereadora Lueci, outros parlamentares foram solidários em relação ao assunto e lembraram que, não só a segurança está em situação de precariedade, como também o “item” limpeza da cidade tem deixado muito a desejar. O vereador Domingos Sávio (PMDB) cobrou do Executivo a implantação da Guarda Municipal na capital, pois segundo ele, aumentaria substancialmente a segurança local. O vereador Francisco Vuolo (PR) apresentou imagens no telão do plenário, referente à precariedade da coleta de lixo na capital e da falta de seletividade com o que é recolhido por toda a cidade.

Criticou a falta de gerenciamento adequado em relação ao destino do produto. Destacou a necessidade da triagem do lixo, até mesmo pela questão ambiental. Lembrou que do total de lixo recolhido na capital, apenas 25% é ‘triado’ e 5% aproveitado pelos catadores. Enfatizou a importância quanto à fiscalização dos aterros.

O Plano de cargos, carreira e salários (PCCS) do município foi outro assunto que entrou em pauta durante o grande expediente da sessão, na Câmara. O tema, que foi debatido em audiência pública esta semana, presidida pelo vereador Lúdio Cabral (PT) terá nova rodada de discussão esta semana. A reunião é seqüência do que foi discutido na audiência e também servirá para encaminhamentos dos avanços, conforme especificou o parlamentar.

Além dos temas abordados na sessão, várias indicações foram apresentadas pelos vereadores, no pequeno expediente. Os parlamentares solicitaram ao Executivo Municipal, obras de infra-estrutura, nos bairros da capital, além da construção de creche e ampliação do quadro de médicos no Posto de Saúde do bairro Carumbé, por meio do vereador Domingos Sávio.

Na ordem do dia a pauta deu seqüência aos projetos aprovados em fase de parecer, na sessão anterior. No total, 10 projetos de lei e uma proposta de emenda, foram aprovados em primeira fase, sendo que um deles teve derrubado o parecer de rejeição da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os autores dos projetos em pauta são: Enelinda Scala (PT); Francisco Vuolo (PR); Marcus Fabrício (PP); Mário Lúcio (PMDB); Lutero Ponce (PMDB); Chico 2000; Edivá Alves (PSDB); Permínio Pinto (PSDB).

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues