27/06/2013
Allan propõe Frente Parlamentar para debater situação do esporte e lazer
Dezenas de pessoas, entre professores, presidentes de federações esportivas de Mato Grosso de várias modalidades, representantes de associações de bairros e atletas participaram da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá nesta quarta-feira (26). Além da falta de estrutura nas escolas, praças e mini-estádios para a prática de atividades esportivas, ausência de investimentos e projetos que beneficiem alunos da rede pública, também foram apresentadas algumas propostas a serem discutidas em conjunto para criação do Plano Municipal de Esporte e Lazer do município.

O vereador e professor de Educação Física, Allan Kardec (PT) que presidiu a audiência, ressaltou que a situação de descaso com as praças, ginásios e mini-estádios espalhados pela cidade é legado da gestão passada, mas cabe ao atual secretário municipal de Esportes, Carlos Brito, assumir a situação e propor melhorias reformando e estruturando esses locais para que voltem a atender a comunidade.

Allan também anunciou a criação, para os próximos dias, de uma Frente Parlamentar em Defesa da Educação Física, Desporto e Lazer que já tem o apoio dos vereadores Wilson Kero Kero (PRP) e Néviton Fagundes (PTB). A ideia é que na próxima audiência prevista para o dia 4 de setembro essa Frente já esteja em plana atuação e possa apresentar o resultado dos trabalhos.

Como parte dos encaminhamentos da audiência, Allan Kardec ressaltou a necessidade de realizar uma agenda de encontros mensal para discutir as questões debatidas no evento, acompanhar a evolução do que foi proposto e continuar cobrando do Executivo. Nesse sentido, ele propôs que seja criado um grupo de trabalho para fazer esse acompanhamento. Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), secional Mato Grosso, Carlos Alberto Eilert, o professor Carlinhos, concorda com a iniciativa.

Ele sugeriu que nesse grupo de trabalho tenham representantes da Secretaria Municipal de Esportes, o CRFM-MT, das federações esportivas, integrantes também das ligas e das universidades que oferecem o curso de Educação Física em Cuiabá. “Esperamos que isso não demore muito. É interessante que se faça uma reunião já nos próximos dias para começar a definir isso. O Conselho está disposto a participar e ampliar a reunião entre as universidades de Educação Física a partir da criação desse grupo para auxiliar na criação do Plano de Política Pública Municipal do Esporte, Desporto e Lazer ”, ressalta Carlinhos ao lembrar que agosto deste ano  é o prazo final para a Secretaria Municipal apresentar o Plano de Trabalho Anual (PTA).

Carlinhos ainda considera importante que essa política seja debatida em todas as regiões de Cuiabá, por meio de audiências públicas. “A partir daí, com a aprovação do Plano Municipal do Esporte poderemos chamar o secretário a cada quatro meses para prestar contas do que está sendo feito”.

Secretário

Por sua vez, o secretário Carlos Brito esclareceu sobre as ações que vem sendo executadas nesses 6 meses de sua gestão. Afirmou que o momento é de organização e reestruturação da Secretária Municipal de Esportes que por muito tempo foi sendo deixada “de escanteio” pelas antigas gestões. Uma das primeiras medidas foi reativar o Conselho Municipal de Esportes o que permitirá a Secretaria a avançar em suas ações, entre elas, articular recursos do governo federal para projetos a serem desenvolvidos na Capital. O Fundo Municipal do Desporto que também estava desativado já está sendo atualizado com novas propostas e deverá ser enviado ao Legislativo para aprovação.

Sobre os recursos da pasta, que segundo Brito, é de cerca de R$ 10,5 milhões ao ano, mais da metade, R$ 6 milhões são consumidos apenas com pagamento da folha de pessoal. Do total, sobra apenas R$ 1,5 milhão ao ano para aplicar no desporto, o que torna inviável a realização e atividades que de fato contemplem os anseios da sociedade cuiabana. Carlos Brito informou que a equipe é composta por 88 servidores na área do desporto e destes, 64 já têm mais de 30 anos de casa, o que mostra a necessidade urgente de ampliação. “Já solicitamos ao prefeito que realize concurso público para chamar pelo menos 20 profissionais de educação física. É preciso organizar a secretaria antes para andarmos juntos”, afirmou Brito.

Também participaram da audiência: Arilson da Silva (PT), Wilson Kero Kero (PRP), Onofre Júnior (PSB) e os vereadores do PTB Néviton Fagundes, Leonardo de Oliveira e Dilemário Alencar.

Welington Sabino – Assessoria de Gabinete