27/06/2013
Câmara aprova benefícios para usuários do transporte coletivo

Demonstrando que está em sintonia com os anseios populares, a Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou importantes projetos de lei na manhã dessa quinta-feira (27) que beneficiam usuários do transporte coletivo. Entre eles está a ampliação do tempo de integração e do uso do passe-livre estudantil, além da volta dos cobradores de ônibus.

A votação ocorreu diante de mais de 100 manifestantes que lotaram as galerias da Câmara pedindo aprovação dos projetos. Eles estavam concentrados desde ontem em frente ao prédio Paschoal Moreira Cabral.

Os vereadores aprovaram em regime de urgência 5 projetos de lei que mudam o uso do transporte coletivo e foram subscritos por todos os parlamentares numa clara demonstração de que o Legislativo está em sintonia com as demandas populares.

O projeto 034/2013 prevê que o pagamento da tarifa poderá ser feito também em moeda corrente nacional e não apenas em cartão eletrônico. O de número 357/2013 permite o uso do passe-livre estudantil em qualquer horário nos dias de atividade educacional, esportiva ou cultural informados pelas escolas.
O projeto 358/2013 amplia para estudantes de pós-graduação o direito ao passe-livre estudantil. O de número 015/2013 amplia para 2h30 o tempo de integração, enquanto o 017/2013 proíbe que motoristas acumulem funções, levando à volta dos cobradores de ônibus.

Os projetos serão enviados para sanção do Executivo Municipal e devem entrar em vigor até o mês que vem. “Essa é mais uma demonstração de que o Legislativo tem ouvido as manifestações populares e que têm sido na sua maioria pacíficas”, afirma o presidente da Câmara Municipal, João Emanuel (PSD).
O vereador Allan Kardec (PT) argumentou ainda que as propostas garantem a estudantes participar de atividades fora da sala de aula. O vereador Juca do Guaraná (PT do B) argumenta que o aumento do tempo de integração deverá se estender até o fim das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Dilemário Alencar (PTB) ressaltou que a volta dos trabalhadores atende interesse de toda a população, assim como o pagamento da tarifa em dinheiro.

Secom Câmara