21/06/2013
Audiência pública faz abordagem técnica do trabalho contra drogas
Walter Machado

Na audiência pública requerida pelo vereador Marcrean dos Santos, PRTB, realizada hoje (21-06), às 9 horas,no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal, as autoridades convidadas fizeram minuciosa abordagem técnica sobre as ações desencadeadas contra as drogas nos últimos anos, que, na opinião geral, são insuficientes para fazer frente à demanda crescente da dependência/tráfico. Pelo Legislativo, participaram os vereadores professor Néviton Fagundes, PTB, Arilson da Silva, PT, Juca do Guaraná, PT do B, Ricardo Saad, PSDB, e Lilo Pinheiro, PRP.

A falta de apoio e mesmo desinteresse de setores governamentais básicos tornou-se a tônica principal dos debates, aliada à necessidade de que Mato Grosso, não apenas Cuiabá, elabore e efetive um Plano de Combate às Drogas. Trata-se de um dispositivo inexistente por falta de políticas públicas, essenciais à disponibilização de recursos à efetivação estrutural e prática dos trabalhos.

Segundo o professor Amaral Marques, presidente do Pró-Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas em Cuiabá (Comad), "o Poder Público tem que avançar. Estamos buscando este apoio. Estive inclusive em Brasília com o vereador Néviton Fagundes, PTB, na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A orientação do órgão foi para buscarmos apoio do prefeito da capital. O Comad existe, mas suas ações práticas foram desativadas na atual gestão".

Marcrean afirmou que é preciso instituir medidas urgentes 'diante da configuração de gravidade gradual do quadro de dependentes químicos em Cuiabá'. Paralelamente, frisou, o número de traficantes também aumentou, "e estão aí, bem à vontade, aliciando crianças, jovens, adolescentes e adultos".

Na sua opinião, a (re)implantação do Comad representaria elo extraordinário de força para evitar que esse problema ganhe proporções mais alarmantes". O recado do parlamentar foi direcionado às autoridades governamentais em Plenário, especificamente ao secretário municipal de Esportes, Carlos Brito. O Comad é subordinado à Pasta.

"Precisamos arregimentar parceiros institucionais em nível municipal, estadual e federal, nas esferas pública e privada. Essa luta não é minha, mas de toda a sociedade. O Parlamento cuiabano dispõe de uma Comissão de Enfrentamento Contra as Drogas, presidida pelo vereador Wilson Kero-Kero, PRP. Tem feito um excelenter trabalho, com apoio 100% do presidente João Emanuel, PSD".

Ao assumir a presidência da Associação de Moradores do Pedregal, recordou, ele tinha conhecimento dos desafios colocados diante de si. O do império local das drogas era o principal. "O Pedregal havia se tornado referência de drogas, dependentes e traficantes. Fama que depreciou seus imóveis e um convívio social. Até taxistas evitavam fazer corridas para lá, com receio de assaltos. Mesmo ameaçado de morte, consegui levar para o Pedregal a Polícia Comunitária. E aquela situação hoje é totalmente diferente, de forma francamente positiva".

Walter Arruda, presidente da Femab, pontuou que esse tema de combate às drogas tem sido trabalhado de forma preventiva nas comunidades do município. "Existe ainda muito desconhecimento sobre os males causados pelas drogas. Evitar é o melhor, jamais experimentar".

A jornalista Roseli Cordeiro, da MAPAS, igualmente presente à Mesa de Honra, compartilhou esse entendimento. Outras Pastas municipais e do Estado se fizeram presentes por meio de representantes, a exemplo de Mizael Galvão, adjunto de Assistência Social e Nestor Fidelis (Secretaria Estadual de Justiça).

Para a delegada de Polícia Civil Alana Cardoso, titular de Repressão a Entorpecentes e coordenadora do Programa 'De Cara Limpa Contra as Drogas', "o combate ao tráfico é uma verdadeira guerra". A policial citou estar honrada por comandar um trabalho do gênero. "Atuamos basicamente nas escolas. Foram 40 palestras em 2012 para 3.500 alunos, e 44 em 2013 para 2.487 alunos. Promovemos gincanas interescolares. Uma delas ("De Cara Limpa Contra as Drogas") acontece amanhã (22-06) no Colégio Fernando Leite, em Várzea Grande, envolvendo 300 crianças e adolescentes. Serão 10 escolas competindo entre si".

Alana afirmou que VG tem mostrado maior interesse em participar desse projeto da Polícia Civil. "São oito unidades educacionais em VG. Não conseguimos ainda a mesma receptividade em Cuiabá. Queremos fazer nascer o "Cara Limpa" na capital, convocar a comunidade a lutar na prevenção".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!