21/06/2013
Reside no esporte a proteção dos nossos jovens, afirma Néviton

O vereador Néviton Fagundes, PTB, que é professor de Educação Física, afirmou hoje (21-06) que a realização de uma audiência pública focada no estabelecimento de políticas públicas de combate às drogas é importante sob vários aspectos. "Reforça o alerta à sociedade e conclama, simultaneamente, um S.O.S. de forças institucionais para formar trincheiras resolutivas aos desafios impostos pelo mercado aterrador das drogas e as nefastas consequências originárias da dependência química".

Fagundes sublinhou que as autoridades e a sociedade organizada, em si, não podem fechar os olhos para esse dilema nacional, instalado também em território cuiabano. "Basta andar pelas imediações do Porto e Terminal Rodoviário de Cuiabá para se ter uma noção precisa do quanto o consumo de drogas está disseminado. Sem falar na ala periférica. Ali vegetam um sem número de seres sem qualquer perspectiva, alienados de tudo. Parecem mortos-vivos. De parabéns, portanto, o vereador Marcrean dos Santos, autor do requerimento que originou esta audiência (Plenário das Deliberações, 21-06, às 9 horas), e a gestão do presidente João Emanuel, PSDS, pelo apoio institucional concedido".

Segundo o parlamentar petebista sugeriu, são várias as etapas que podem culminar em sucesso contra as drogas. "É preciso intensificar ações urgentes que neutralizem seu livre acesso também no município". Néviton solicitou à Prefeitura para que elabore um projeto específico, com praticidade diária. Os esportes podem contribuir expressivamente para que este objetivo seja alcançado, acredita.

"Este trabalho pode ser feito regularmente nas escolinhas de futebol da capital. O Comad - Conselho Municipal Antidrogas, que está paralisado, é subordinado à Pasta Municipal de Esportes. Sua reativação seria fator de grande auxílio na montagem de uma blindagem eficiente para proteger crianças e adolescentes de serem aliciadas por traficantes. A prática de esportes, é sabido, 'abre' as mentes de forma sadia. Sendo assim, não sobrará nenhum espaço para a instalação da doença das drogas".

Néviton disse que tem levado essa mensagem aos seus alunos nos quatro cantos da capital, principalmente na região do Grande CPA, Umuarama, Dr. Fábio I, II, Altos da Serra e distritos. "Meus alunos mostram-se interessados em assimilar os conselhos voltados à sua formação de cidadão do bem. Temos focado claramente que a dependência de qualquer tipo de droga é o primeiro passo para ingressarem no abismo existencial. Se desejam um futuro promissor, formar família, ter sucesso profissional, jamais podem sucumbir às drogas".

Néviton ainda garantiu que sua condução ao Parlamento tem este propósito. "Vim para auxiliar meus colegas nesta batalha social. É uma bandeira coletiva de quantos tenham funções institucionais e que possam colaborar para o alcance das metas ansiadas pelas famílias vitimadas pelas drogas.

Conforme o presidente da Câmara Municipal, João Emanuel, PSD, que tem promovido parcerias e cobranças institucionais em nível municipal e estadual para enfraquecer o avanço das drogas, a família inteira adoece quando tem algum dependente sob o mesmo teto. "Isso traz desestímulo geral à capacidade laborial dos demais familiares".

João Emanuel também concorda que a conscientização dos estudantes passe a ser temática regular em sala de aula. "Sabe-se que, de tanto ouvir, as pessoas acabam assimilando ensinamentos úteis no decorrer de suas vidas. Com as crianças, adolescentes, jovens, é mais fácil. Não se trata de nenhuma lavagem cerebral, mas de um dispositivo de alerta constante sobre a monstruosidade que as drogas representam na vida de qualquer ser humano".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara