20/06/2013
Oséas quer maior incentivo à produção agrícola da Baixada Cuiabana
Oséas quer maior incentivo à
produção agrícola da Baixada

Para o vereador Oséas Machado, do PSC, é preciso que sejam instituídas providências urgentes para que o município não vivencie uma situação de carência de produtos alimentares por ocasião da Copa do Mundo. Foi seu recado hoje (20-06) da tribuna do Legislativo Municipal, quando detalhou a existência de grande capacidade produtiva no eixo rural do município, em confronto à falta de qualquer incentivo institucional para que a agricultura familiar deslanche seu potencial. Oséas chegou a cobrar mais apoio aos agricultores familiares em Brasília, quando se reuniu com dirigentes ministeriais e expôs o problema vivenciado em Cuiabá e em vários municípios do Estado.

"Não entendo essa falta de interesse governamental em relação a uma área tão importante, presente no dia a dia. Alimentação é algo básico na vida de todos nós, é fundamental. Não dá para ensaiar paliativos para contornar esse ou aquele problema que o setor apresente. Aliás, as reivindicações emanadas do campo têm sido sucessivas; poucas são ouvidas, a maioria não é acatada. É preciso então estar na linha de frente para combater os entraves burocráticos que os agricultores se defrontam para acessar os recursos públicos, fator que engessa a independência  e desenvoltura produtiva agrícola. Preocupo-me com isso também porque a Copa 2014 está bem aí, próxima de movimentar nossa cidade. Porém, no tocante à parte alimentar, de consumo, em si, o município deixa muito a desejar. Não é conveniente postergar prazos, soluções. O ideal é agir desde já".

Com base nisso, informou, Oséas Machado, ele apresentou um projeto de lei para que sejam viabilizados mecanismos capazes de incentivar e estruturar a produção agrícola da Baixada Cuiabana. "Quem conhece esse setor sabe que a Baixada desfruta de largo potencial produtivo. Basta que seja mais apoiada pelas instituições governamentais.  Caso contrário, teremos sérios problemas em relação à parte alimentar em futuro breve. No presente, é sabido, precisamos importar hortifrutigranjeiros da região nordestina. E isso pode se agravar durante o advento do maior certame mundial".

Na mesma sessão plenária, Oséas ainda solicitou do Executivo para que implante redutores de velocidade nas proximidades do Centro de Convivência de Idosos do Coxipó, além de manilhamento na rede de esgoto do Pedregal.

Sobre as manifestações estudantis em curso, Oséas elogiou a forma cívica do movimento realizado ontem em Cuiabá. "Hoje, com certeza, teremos uma movimentação bem maior. É importante citar que a Câmara não se furtou de estar presente, de compreender a gama de reivindicações contida nesses protestos que o País inteiro tem registrado nos últimos dias. A bandeira que está sendo levantada em Cuiabá não é contra esta Casa de Leis, mas contra a corrupção vigente em vários setores da Nação. Infelizmente, com envolvimento de certos políticos. Daí a revolta popular democrática, que entendemos ser válida para externar a voz popular de forma mais alta".

João Carlos Queiroz Câmara/Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues