12/06/2013
Câmara repudia atitude de funcionário do Pronto Socorro
Os sete vereadores que foram "agredidos" no Pronto Socorro da Capital na semana passada e a Mesa Diretora da Câmara Municipal estudam uma medida em conjunto para garantir que isto não ocorra novamente com nenhuma autoridade, bem como os usuários do SUS.

"Se eles agiram desta forma com nós que somos vereadores imagina o que não acontece com as pessoas que precisam vir aqui. Não posso afirmar que esta atitude foi coordenado por alguém, mas eu duvido que um segurança treinado agiria desta maneira por livre espontânea vontade. Percebemos que este clima que foi criado tem feito com que os próprios funcionários fiquem com medo", enfatiza o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo Cuiabano, vereador Ricardo Saad.

O tucano e mais seis parlamentares estiveram na unidade de saúde no final da tarde da última quinta-feira (06) para apurar a denúncia de que os usuários do SUS estavam sendo mal tratados pela empresa de vigilância contratada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) para fazer a segurança do local.

"Vamos estudar em conjunto que providência tomar quanto a esta fatalidade. Apesar de ter sio o mais atingido com toda esta situação, não vou tomar nenhuma atitude sozinho, para que não falem que está havendo perseguição".

Na oportunidade, um servidor do Pronto Socorro bateu a porta na cara dos vereadores agindo de maneira desrespeitosas mesmo eles tendo se identificado. Após 30 minutos de espera, eles foram atendidos por um dos diretores da unidade, qual lamentou o fato e garantiu que tomaria as devidas providências.

A Comitiva comandada por Saad ainda fez uma mini vistoria no Hospital para verificar as condições estruturais e de atendimento da Unidade de Saúde. "Já tinha ido ao Pronto Socorro anteriormente, bem no início desta gestão e não aconteceu nada disso. Andamos em todo o Hospital, passamos por todas alas. Desta vez, fomos acompanhados por quatro ou cinco seguranças durante toda a visita. Fomos cerceados. Parecíamos criminosos", pontua Saad.

Apesar disso, o vereador destaca algumas melhorias. "Apesar de tudo o que aconteceu, também tive uma surpresa que agradou. Constatamos que as UTIs melhorou muito, principalmente a infantil. A Prefeitura merece elogio. Afinal, não podemos só bater, temos que admitir quando houve acerto. A estrutura do Pronto Socorro melhorou muito, mas é claro que ainda temos pacientes sendo atendidos nos corredores e no chão, temos muito mais o que melhorar ainda, mas com certeza houve avanços", frisa.

Assessoria de Gabinete