06/06/2013
Câmara intermedeia solução para moradores do Dr. Fábio II

Graças a uma articulação da Câmara de Vereadores de Cuiabá, aproximadamente 470 moradores do bairro Dr. Fábio II que estão sob risco de despejo serão recebidos pela Prefeitura Municipal na tentativa de se encontrar uma solução para o grave problema social da região.

Os moradores serão recebidos amanhã pela Prefeitura, durante reunião no próprio bairro. O encontro foi anunciado por parlamentares que representam o Executivo no plenário depois que aproximadamente 200 pessoas lotaram as galerias da Câmara para pedir apoio ao Legislativo.

De acordo com João Batista Bastos de Matos, um dos líderes comunitários da região, os moradores ficaram desesperados depois de serem enganados por funcionários da prefeitura que teriam anunciado um suposto cadastramento para regularização fundiária. Na verdade, todos só souberam posteriormente que assinaram notificação para reintegração de posse no prazo de 72 horas. “Fomos enganados e ficamos desesperados porque a gente não tem para onde ir”, afirma.

O problema veio à tona depois que o vereador Onofre Júnior (PSB), primeiro vice-presidente da Câmara, recebeu três moradores relatando o problema nessa quarta-feira (05). Ele foi então ao bairro, reuniu-se com moradores e reservou a tribuna livre dessa quinta para que João Batista expusesse o problema.

Diante do discurso de João Batista, praticamente todos os vereadores foram unânimes em conclamar a Prefeitura para se encontrar uma solução para o problema. De acordo com o líder do Executivo na Câmara, Leonardo Oliveira (PTB), a Prefeitura quer a reintegração de posse para garantir recursos da segunda etapa do Programa Aceleração do Crescimento (PAC 2) e garantir a entrega de 472 casas construídas com recursos do Governo Federal.

“Mas está sendo uma insanidade a forma como querem fazer isso com os moradores. Além do mais, isso tem que ser discutido com bastante transparência porque, nos dias de hoje, o direito à moradia prevalece em relação ao direito à propriedade e quem está lá não é grileiro. São trabalhadores que compraram os imóveis há anos e até receberam alvará da prefeitura para construir no local”, afirma Onofre Júnior.

O presidente da Câmara, João Emanuel (PSD), lembra que, quando era secretário municipal de Habitação, no ano de 2009 chegou a intermediar a doação da área de aproximadamente 300 hectares para o município. “O Legislativo vai apoiar os moradores porque não são bandidos e sim trabalhadores que querem o mínimo de dignidade e um local para morar”.

Secom Câmara