20/05/2013
Emanuel defende combate à Violência Sexual no Porto
O trajeto entre o local de trabalho/residência foi diferente para quem passou pela Praça do Porto no final da tarde de sexta-feira (18-05). Ao invés de nervosismo, buzina e ansiedade para chegar ao conforto de casa, observou-se, durante a parada no semáforo, a união pela paz e a sensibilização da população quanto à necessidade de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em meio a músicas tocadas pela banda da Polícia Militar e animação do grupo de bonecos gigantes, autoridades, lideranças comunitárias e sociedade civil organizada aproveitaram para ter um contato direto com os motoristas. Na oportunidade, divulgou-se a campanha “Bairros Pela Paz”, lançada nesta semana na Assembleia Legislativa.  Um convite para que condutor/passageiros se engajem no enfrentamento à violência sexual. Por fim, foram entregues panfletos orientativos e adesivos.

Este grupo que fazia o trabalho de sensibilização no bairro Porto estimulou a reflexão da população que transitou pela praça naquele período, com o objetivo de informar e sensibilizar. “Após a realização de uma pesquisa pelo Ministério Público, que detectou os bairros mais violentos, unimos força para a criação do projeto Bairros pela Paz. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a necessidade de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. E esta mobilização será feita nos bairros, por meio de ações nas escolas, praças e residências”, afirmou a coordenadora da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e secretária de Estado de Cultura, Janete Riva.

A mobilização na Praça do Porto, com adesivaço e panfletagem, encerrou a Semana de Combate ao Abuso Sexual. Nestes dias, representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Governo do Estado, Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso se uniram nas ações de enfrentamento ao problema.

Janete Riva argumentou que “o adesivaço e panfletagem aproximam o Poder Público da sociedade e estimulam o debate de temas delicados como este que, muitas vezes; não são tratados no âmbito familiar”. Também externou que a família e as igrejas são fundamentais nesse processo, “pois são onde as ideias são serenadas e as pessoas começam a ter maior esclarecimento”. Com esta sensibilização, acredita, “acontecerá contribuição para que o núcleo familiar fique mais atento à prevenção da violência sexual”.

Análise de cidadão – Ao retornar para casa às 18h30 de sexta-feira, o vendedor Jair Santana Rocha, 46 anos, passou pela Praça do Porto e parou no sinaleiro. Recebeu o adesivo e o panfleto em alusão aos Bairros Pela Paz. Jair enalteceu o trabalho realizado pelas instituições no combate à violência. “Precisamos buscar a paz diariamente, e esta ação na praça é importantíssima para levar conhecimento à população”, observou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, João Emanuel (PSD), a ação no bairro faz com que a população volte os olhos mais atentamente para esse problema. “É importantíssimo estar na praça, em contato com o povo, conversando e passando a informação sobre a necessidade de combater a violência sexual. Como o Porto é um ponto onde tem prostituição e usuários de drogas, iniciamos este trabalho aqui para sensibilizar quem passar pela localidade durante a ação”, pontuou.

Destacando a importância da ação efetiva nas comunidades, o promotor de Justiça da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Rogério Bravin de Souza, disse que a falta de acompanhamento das famílias, em função de muitas serem desestruturadas, é que possibilita a entrada da violência.

“Estar nos bairros é reforçar a rede de proteção por meio dos Conselhos Tutelares, que detectam problemas e as providências podem ser tomadas a tempo. Além disso, infelizmente a maioria dos casos acontece no ambiente familiar, e isso dificulta o combate”.  De acordo com Elisamara Portela, promotora de Justiça da Promotoria

Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, a sociedade mudou com a tecnologia. “Antigamente, não tínhamos informação, e hoje falta diálogo entre as famílias sobre a sexualidade”, considerou. Projetos como o “Bairros Pela Paz” fomentam o debate deste assunto importante e podem salvar vidas, ressaltou a promotora.

BAIRROS PELA PAZ – O projeto permite o aumento da proteção às mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da conscientização sobre direitos e deveres, além de promover os valores fundamentais para a convivência familiar e comunitária. O trabalho será desenvolvido em escolas públicas de seis comunidades da capital que registram o maior índice de violência familiar e abuso sexual: Pedra 90, Grande CPA, Altos da Serra, Doutor Fábio, Morada da Serra e Morada do Ouro.

Além de palestras e outras atividades educativas nas escolas, serão realizados concursos de redação com premiação para alunos e professores e sorteio de prêmios para os moradores dos bairros onde houver maior redução dos casos de violência.

A promotora de Justiça, Sasenazy Soares Rocha, disse que os parceiros se reúnem nos próximos dias para definir o cronograma de trabalho junto aos seis bairros do projeto. “Nos bairros, saberemos mais especificamente os tipos de crimes sexuais que acontecem e depois vamos trabalhar para a redução”.

Assessoria ALMT

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)