20/05/2013
Câmara homenageia Apicultores e abre espaço para exposição de produtos
Nesta semana, a Câmara Municipal de Cuiabá esta prestando homenagem aos apicultores, com uma exposição recheada de produtos naturais derivados do mel. A expositora Anita Maria de Lima, aprova a iniciativa: "É excelente este espaço que a Câmara nos cedeu. Desta forma as pessoas conhecem melhor os nossos produtos e experimentam as variedades do mel", afirma.

Apicultura é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia. A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geléia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Além disso, as abelhas são importantes polinizadoras.

O mel pode ser consumido para cuidar da saúde do organismo e proporcionar mais energia para o dia-a-dia. É uma substância açucarada, constituída de frutose e glicose, elaborada no organismo das abelhas a partir do néctar que coletam de diversas flores.

Suas propriedades terapêuticas são conhecidas há milhares de anos. Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e sais minerais, o mel desintoxica o organismo, favorece a digestão, neutraliza a ação de agentes tóxicos nocivos, combate o estresse e cansaço. Também previne contra a osteoporose, aumentando a fixação de cálcio nos tecidos.

Possui ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a flora intestinal. Contém uma substância chamada inibina que age como um antibiótico natural. Tem ação anti-séptica, antiinflamatória, antioxidante, antimicrobiana. É imunoestimulante, sendo eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados. Bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues