10/05/2013
Parlamento realiza sessão solene em homenagem ao Dia das Mães
Walter Machado
Na manhã de hoje (10-05), o plenário da Câmara Municipal de Cuiabá sediou sessão solene alusiva ao 'Dia das Mães', comemorado neste domingo (12-05). A homenagem atende a requerimento de autoria da vereadora tucana Lueci Ramos, e contou com a presença maciça de dezenas de genitoras do município cuiabano e adjacências. Uma das mais emocionadas era dona Maria Silvina, do Grupo de Idosos Coração de Mãe, do Grande Terceiro (Cuiabá). "Ser homenageada é uma felicidade enorme", sintetizou.

Ao abrir os trabalhos regimentais, o presidente João Emanuel, PSD, destacou que a emoção não era apenas das mães presentes, mas também dele e de todos os componentes da Casa de Leis. "Afinal, viemos todos ao mundo por obra divina, gerada no ventre de uma mãe. Isso traduz a essência do amor e do próprio mistério da vida".  Emanuel disse que o homem é capaz de muitas coisas, a exemplo da construção de pontes, monumentos, obras literárias e um sem número de afazeres mundanos. "Porém, nós não temos o condão divino de gerar um filho. Só as mulheres têm esse condão".

Ele parabenizou a vereadora Lueci Ramos pela iniciativa, e externou que a colega parlamentar representa muito no dia a dia da Casa de Leis. "Pela sua sabedoria e experiência, ela tem nos norteado em muitas situações complexas. Ser mãe, vereadora, é de fato um dom admirável que não se resume a um milagre biológico. Os passos do filho são sempre monitorados pela mãe, a quem ele busca o conforto do colo materno para apaziguar suas dores físicas e espirituais. Um bálsamo humano permanente".

Também se pronunciando, a vereadora Lueci Ramos, PSDB, pediu um minuto de silêncio pelas mães que já se foram, "especialmente a minha, e agradecê-la pela vida". A parlamentar afirmou que a sessão solene era uma oportunidade especial para que, juntas, elas pudessem receber e externar carinho numa corrente positiva de amor e alegria.

"Estamos aqui para agradecer e brindar ao Criador o dom da vida, pois nos fez seu instrumento para continuar sua obra de criação. E é sob essa emoção que conclamo todas vocês e demais presentes a brindar às mães, nesta Casa de Leis". No programação, a cantora Queila Ribeiro e seu violão interpretaram a canção "Ainda bem", de Marisa Monte. Foram ainda distribuídos presentes às mães, via sorteio.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara

Fotos Relacionadas