09/05/2013
Presidente do Hospital Santa Helena quer apoio da Câmara
Otmar de Oliveira
Dr. Hélio Marcelo Pesenti Sandri
O presidente do Hospital Beneficiente Santa Helena, Dr. Hélio Marcelo Pesenti Sandri, afirmou hoje (09-05), na Tribuna Livre do Legislativo de Cuiabá, que a instituição precisa de total apoio do Parlamento para melhor dinamizar a prestação de serviços à sociedade. A vinda do médico à Tribuna atendeu a um requerimento do vereador Ricardo Saad, PSDB, também profissional da área.

Um dos objetivos da diretoria do Santa Helena, frisou Sandri, é expandir o atual número de leitos, em face da demanda ali registrada mensalmente. "Dispomos hoje de 175 leitos, 20 neonatal e 10 leitos de UTI (adulto). Já o Centro Cirúrgico conta com cinco. É importante citar que muitos dos avanços do Santa Helena foram concebidos na administração do colega Maurélio Ribeiro, outro médico integrante desta honrosa Casa de Leis".

Hélio Marcelo exibiu eslaides que remontam à época da idealização do projeto de construção da unidade hospitalar (1961), ideia do clínico Antônio Corrêa da Costa, bem como o lançamento da Pedra Fundamental das obras, em 1964. "Finalmente, em 1967, inauguramos o Santa Helena. A adesão desse hospital ao atual SUS (Sistema Único de Saúde) ocorreu em 1970, antigo Funrural. Desde então, temos atuado para atendimento maiço aos carentes, esforçando-se para ofertar serviços médicos (consultas, cirurgias) de qualidade, sempre com muita dignidade".

O atendimento do Santa Helena, via SUS, também informou, é da ordem de 95%. "São mais ou menos 1.300 internações/mês, cerca de 600 consultas ambulatoriais. Mas nunca deixamos de atender ninguém, ainda que existam preocupantes filas de espera aguardando cirurgias".

Segundo seu presidente, o Santa Helena é referência estadual no tratamento de alto risco, catalogando-se no cenário hospitalar como Amigo da Criança.  "Um dos objetivos da presente diretoria é ampliar a Maternidade. No geral, realizamos cerca de 200 cirurgias mensais de média complexidade, graças ao quadro clínico, composto por 50 médicos. Dos 270 funcionários, 898% são técnicos e enfermeiros. Diariamente, oferecemos 600 refeições no hospital. Assim, com dificuldades diárias, limitações impostas pela falta de recursos, ainda conseguimos fazer muito, a exemplo de reformas e ampliações do atual imóvel. Resta agora, repito, ampliarmos o número de leitos, prerrogativa do Santa Helena e da maior parte das unidades hospitalares do nosso Brasil".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara