Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/04/2013
A convite de Allan, idosa cobra profissionais para atender Centro do Idosos Padre Firmo
A convite do vereador Allan Kardec (PT), uma representante do Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo Duarte (CCI), localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Cuiabá nesta quinta-feira (18) para expor a situação da unidade que tem hoje 680 idosos cadastrados, mas não tem recebido a devida atenção por parte da atual gestão. No local faltam médicos, professores para ministrar atividades físicas e culturais Também carece de outros profissionais para que o centro, de fato, funcione de forma adequada oferecendo hidroterapia, hidroginástica, alfabetização, dança de salão, academia da terceira idade,jogos (dominó e mesa de sinuca), aulas de artesanato, além de atendimento fisioterapêutico e psico-assistencial.

Em nome de todos os idosos que utilizam o Centro de Convivência, Clodomira Lemos Kleber, de 73 anos, também usuária do espaço, discorreu sobre as necessidades, que são urgentes e ressaltou que acima de tudo, eles precisam de respeito, principalmente por parte da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Assistência Social. "Não somos crianças para sermos enrolados com promessas e mais promessas que nunca são cumpridas. Cansamos de ir na Prefeitura e nada ser resolvido porque não fomos atendidos. Precisamos de ação. E também queremos que o secretário municipal de Assistência Social participe do nosso dia a dia, fazendo visitas e acompanhando de perto nossa realidade", pontuou a representante do CCI Padre Firmo.

Ela lembrou que o espaço só teve suas atividades iniciadas nesta quinta-feira (18) devido as insistentes cobranças feitas pessoalmente ao secretário José Rodrigues Rocha Júnior e também na Câmara. Esta foi a terceira vez, somente neste ano, que um grupo de idosos precisou deslocar-se até o Legislativo para pedir auxílio dos vereadores no sentido de intermediar o diálogo e cobrar providências do Executivo. Ela agradeceu ao vereador Allan Kardec por atender o pedido e também ao Renivaldo Nascimento que se comprometeu em ajudar em algumas demandas. 

Dona Clodomira elencou as principais necessidades que precisam de solução imediata. "Necessitamos de uma auxiliar de cozinha, de um professor de educação física, pois temos os equipamentos que estão todos parados, precisamos de um dentista e um médico geriatra", disse a idosa enfatizando que já existe uma dentista que presta atendimento aos usuários do Centro Padre Firmo, mas a situação dela, não está definida, se está ou não contratada para atender a demanda dos idosos, ou se apenas presta serviços de forma temporária. Ressaltou ainda que hoje só existe uma fisioterapeuta, mas para atender a demanda é necessário dois profissionais. Os idosos pedem ainda que a professora Ana Maria que ministra aula de dança sênior há 10 anos, como voluntária, seja contratada para atendê-los, pois assim, ela que é querida por todos terá mais tempo para dedicar-se aos idosos que frequentam o espaço. 

O Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo existe há 12 anos, mas segundo dona Clodomira Lemos, só funcionou bem, com 100% dos serviços e atividades oferecidos de maneira digna nos primeiros quatro anos. Atualmente não tem nenhum médico para atender os idodos do local, mas já houve uma conversa com o secretário municipal de Saúde, Kamil Fares e ele se prontificou a resolver o problema garantindo que vai conseguir um profissional para o CCI.  

Outra reivindicação diz respeito ao calendário de funcionamento do local. "Queremos que as atividades sejam compatíveis com o calendário escolar, com início no mês de fevereiro", enfatizou justificando que há 35 dias já haviam se reunido com o secretário de Assistência Social cobrando a retomada das atividades, o que só ocorreu nesta quinta-feira, de forma precária. Cuiabá tem outros três centros de convivência de idosos que também enfrentam algum tipo de problema semelhante ao Padre Firmo. 
Dessa forma, o vereador Allan Kardec cobra da Prefeitura solução para os problemas e o pleno funcionamento de todos os centros. 

Sessão itinerante: O vereador Allan Kardec também participou da sessão itinerante no bairro Pascoal Ramos na noite desta quarta-feira (17) e apoiou a população que defendeu a manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região onde irá atender pelo menos 20 bairros. Requerida pelo vereador Arilson da Silva, também do Partido dos Trabalhadores, a audiência itinerante foi a maior já realizada nesta legislatura e contou com a presença de mais de mil moradores dos bairros do entorno do Pascoal Ramos. O resultado foi um abaixo-assinado com 44 mil assinaturas entregue na Câmara pedindo que a UPA não seja transferida para outra região como defende o prefeito.

Assessoria de Gabinete


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo
16/04 - Mário Nadaf entrega honrarias em cerimônia realizada na Câmara
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.