18/04/2013
João Emanuel declara que UPA tem que ficar no Pascoal Ramos
Walter Machado
Na sessão itinerante realizada ontem (17-04) à noite pela Câmara Municipal de Cuiabá, a partir das 20 horas, no bairro Pascoal Ramos, ao lado da policlínica municipal, com a presença de lideranças locais e comunidades adjacentes, o presidente João Emanuel, PSD, reafirmou ser favorável à manutenção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento naquele bairro. Essa discussão tem motivado grupos comunitários da região Sul a formar blocos de reivindicação unitária, inclusive com pronunciamentos na Tribuna Livre do Legislativo cuiabano.

A sessão foi requerida pelo vereador Arilson da Silva, do PT, que também entende a importância da manutenção da UPA no Pascoal Ramos. O presidente do Legislativo, João Emanuel, disse não entender qualquer posicionamento contrário, pois a instalação da UPA no Pascoal Ramos - observou - significa um atendimento regionalizado, tornando-se ponto de apoio estratégico para quantos residam no setor periférico.

"Queremos, assim, uma posição definida sobre a questão da UPA Pascoal Ramos. Vim hoje aqui para buscar uma resposta com vocês, e a voz do povo é a voz de Deus. A UPA tem que ficar no Pascoal Ramos.  Vocês nos elegeram para trabalhar, para defender os interesses coletivos. E é isso que temos feito e vamos fazer sempre".

Essa foi a segunda sessão itinerante da atual legislatura, mecanismo que resgatou franca aproximação da Câmara com a população, descreveu Emanuel. O evento foi prestigiado pela maioria dos vereadores com assento na Casa de Leis e por mais de 800 pessoas. O deputado estadual Guilherme Maluf também participou,  e ao se pronunciar afirmou que a decisão do povo tem de ser levada em consideração. "São mais de 43 mil assinaturas  (abaixo assinado) que reivindicam a permanência da UPA no Pascoal Ramos. Pedido endossado coletivamente pela comunidade da região Sul, não somente do Pascoal Ramos. Portanto, não há como um clamor tão forte ser ignorado", disse Maluf.

João Emanuel reiterou as palavras do colega na esfera estadual e garantiu que a luta está iniciada e com bases de sustentação parlamentar. "Vocês, meus amigos, conhecem na pele o dia a dia das necessidades vivenciadas na área de Saúde, pois vivem aqui, no Pascoal Ramos e adjacências. Sabem o quanto é difícil buscar atendimento médico emergencial em Cuiabá. A vinda desta UPA significa uma solução, sem dúvida. E este documento que elaboraram {abaixo assinado} expõe isso claramente. É o grito de angústia de uma comunidade que teme ser desprestigiada com a mudança desta UPA para algum outro lugar que se torne inviável para quantos residam nessa grande região da capital e enfrentam mil e uma dificuldades. Até mesmo de locomoção, e muitas vezes por falta de dinheiro para se deslocar até o centro de Cuiábá em busca de um atendimento qualificado.  Então, contem co nosco, com a Câmara, com a Assembleia Legislativa. Unidos, vamos conseguir prevalecer a vontade soberana do povo acima de razões que desconhecemos e que se encontram na contramão do bom-senso coletivo".

O presidente ainda discorreu sobre a importância da retomada das sessões itinerantes pelo Parlamento Municipal, pois facultam maior proximidade do cidadão com o Poder Legislativo. "A primeira aconteceu no Santa Amália, e hoje oficializamos a segunda. Serão várias no decorrer desta gestão, sempre com abordagem de assuntos de interesse geral das comunidades", garantiu.

João Carlos Queiroz/Flávio Garcia Secom/Câmara

Fotos Relacionadas