17/04/2013
Câmara expõe quadros históricos de Mato Grosso do período da capitania
A Câmara Municipal de Cuiabá expõe quadros históricos  de Mato Grosso do período da Capitania do Século XVIII. O acervo  pertence   ao historiador, geógrafo  e cartógrafo Anibal Alencastro.  São reproduções de 18 Mapas históricos do Arquivo Cartográfico da Casa da Insua em Portugal.  A exposição ficará disponível ao público até a próxima sexta-feira (19), no saguão de entrada do legislativo.

No século XVIII ainda nem se falava em fotografias, os registros  de imagens era feitos por desenhistas hábeis, que geralmente eram contratados pelos chefes das expedições.No caso, explica   Anibal  esta paisagem da neo-Cuiabá foi  elaborada por Luiz de Albuquerque, quando da sua vinda a capitania de Mato Grosso.

A exposição reúne Mapa Topográfico da Motuca- século XVIII; Carta Geográfica do Tratado de Tordesilhas; Carta Geográfica da Capitania do mato Grosso e a Plantas de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O público pode apreciar a Rota das Monções. Segundo o professor trata-se de caminhos percorridos pelos bandeirantes, através dos rios, utilizando grandes  canoas. Para se chegar as Minas de Cuiabá, o caminho natural era o das águas.

“ A grande importância  da exposição é fazer uma leitura histórica  através de ,mapas, documentos e símbolos que proporcionaram o Tratado de Madrid, no período da Capitania de Mato Grosso”, explica o autor.

As Monções eram expedições organizadas periodicamente por homens de muita coragem, que tinham a missão de levar víveres para alimentação dos mineiros que trabalhavam nas Minas de Cuiabá.

Anibal Alencastro é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato  Grosso e da Sociedade Amigos de  Rondon. Pós-graduado em aérofogrometria pela UFSM/Santa Maria (RS) é  um profundo pesquisador da história de Mato Grosso.  O professor é autor das seguintes  obras: Cuiabá:História,Crônicas e Lendas;Cuiabá, de Vila a Metrópole Nascente e Anos Dourados dos Nossos Cinemas.

Roseli Cordeiro/Com assessoria