16/04/2013
Maurélio Ribeiro denuncia sucateamento do SAMU
O vereador Maurélio Ribeiro (PTB) denunciou o processo de sucateamento das ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência ( Samu) utilizadas na prestação  de socorro na Baixada  Cuiabana.

“ Das 6  viaturas  existentes pata  atender    uma região que abrange um milhão de habitantes, apenas 4    estão   funcionando”, explica.  De acordo com denúncias divulgadas na imprensa, entre 120 e 180 chamadas   ficam sem atendimento por falta de  condições de   trabalho e principalmente  transporte.

Maurélio explica que essa situação não é decorrente de má vontade  ou culpa dos    funcionários ." O recurso  é enviado mensalmente  Cuiabá  , por isso vamos querer  saber    o paradeiro  do dinheiro público”, explica.

Conforme a Política Nacional de Atenção as Urgências do Ministério da Saúde, para cada 100 a 150 mil habitantes é necessário uma ambulância básica, de 400 a 450 mil tem que ter também uma ambulância avançada (UTI móvel).

O vereador critica o atual gestor municipal pelo impasse na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), envolvendo a possível mudança de local. O prefeito defende  a  transferência  da obra   do Pascoal  Ramos  para a  avenida das Torres. O assunto será discutido durante audiência pública, nesta quarta-feira (17) com os moradores da região.

Com  assessoria

Roseli Cordeiro