11/04/2013
Isandi Resende discorre sobre as dificuldades da Melhor Idade
Na Tribuna Livre de hoje (11-04), o advogado Isandi Resende, a convite da vereadora Lueci Ramos, pronunciou-se para descrever a situação e solicitar apoio às dificuldades que os idosos enfrentam diariamente na cidade, notadamente na área de transporte, saúde e moradia. A galeria da Casa de Leis ficou lotada de representantes da Terceira Idade e membros do Sindapi/MT - Sindicato Estadual dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso. "Sinto-me à vontade aqui, onde tenho muitos amigos parlamentares. A vereadora Lueci já conheço de longa data", disse Isandi.

Segundo ele, pelo Censo de 2010, Cuiabá tem 44.800 pessoas acima de 60 anos. "Se fizemos uma estimativa, teremos um público de aproximadamente 77 mil idosos na capital muito em breve. Temos que começar a pensar em soluções, pois o idoso não desfruta de acessibilidade nessa cidade. Sem contar outros empecilhos que se apresentam no dia a dia, nas áreas de saúde e moradia".

O advogado citou a existência de lei federal que estipula a cessão de 2% de toda verba pública para amparar os idosos. "Não é aplicada aqui. Mato Grosso é um Estado falido. Vocês sabem disso. Enquanto este País não perder sua vaidade pessoal, será difícil alcançarmos graduações de justiça. Falta respeito aos idosos. E enquanto a família não resgatar a questão da educação nos lares, não vamos conseguir com que eles sejam respeitados".

Também presente à sessão, o presidente do Sindapi/MT, Francisco Delmondes Bentinho, informou que o idoso sofre com a falta de medicamentos de uso contínuo (diabetes, por exemplo) e o atendimento preferencial a que tem direito é sempre ignorado em todos os lugares. "No transporte estadual e interestadual, à exceção da empresa São Luiz, as demais não respeitam a questão da gratuidade e o desconto de 50% que deve ser aplicado quando as duas poltronas reservadas ao idoso estiverem lotadas".

João Carlos Queiroz Secom/Câmara