10/04/2013
João Emanuel fala na MIX sobre 100 dias de gestão
Numa entrevista hoje (10-04) à MIX/Folha do Estado, o presidente do Legislativo da capital, vereador João Emanuel, PSD, discorreu sobre assuntos de interesse distintos, além de analisar os desdobramentos políticos e as respectivas consequências desse trabalho no que se relaciona a benefícios comunitários. Para Emanuel, a participação dos parlamentares em Plenário e à parte do recinto da Casa de Leis tem feito muita diferença na atual gestão (que completa 100 dias).

"Nós atuamos conjuntamente. É uma administração compartilhada. O foco principal é prestar serviços à comunidade e ao município de Cuiabá. Não existe assim qualquer imposição de que as iniciativas parlamentares se coloquem num plano individual e possam gerar reconhecimento de trabalho a apenas alguns pares lotados neste órgão. Formamos um corpo único de representatividade parlamentar".

Emanuel disse se sentir gradualmente animado para continuar com o mesmo ritmo iniciado dia 1º de janeiro, quando assumiu a presidência da Câmara e - enfatizou - "também o compromisso de bem representar Cuiabá e seus habitantes, de fazer valer seus direitos e prevalecer a consolidação de muitas reivindicações que não têm encontrado respaldo de apoio junto ao Legislativo Municipal".

Para os próximos dias, conforme sublinhou na entrevista, já foi programada uma extensa agenda positiva, que inclui um café da manhã com ex-prefeitos e ex-presidentes do Parlamento cuiabano. João Emanuel reconhece que muitas vitórias hoje desfrutadas pela população e pela cidade se deve ao esforço daqueles que administraram Cuiabá e a Câmara Municipal. "Ninguém faz nada sozinho. O processo de construção começa lá atrás, e é aperfeiçoado com base nas necessidades aclamadas coletivamente futuro afora. Afixamos hoje parte das bases que se ampliarão no amanhã".

Uma novidade que a atual gestão implantará na Câmara  é o 0800 (ombudsman), serviço que possibilitará melhor sintonia entre o Legislativo e a população. Implantar uma Ouvidoria também consta dos projetos da atual presidência."Nós queremos ouvir o povo. E o povo quer se sentir ouvido e ver que algo positivo vai resultar desse contato. Esse intercâmbio de ideias e de diálogo franco com a população possibilita o alcance de muitas soluções desejadas por todos nós. Um atendimento direto e sem burocracias que possam emperrar as respostas desejadas", afirmou Emanuel.

Ainda na entrevista, o presidente destacou os embates do Parlamento em favor da população, como o freio no aumento do IPTU, no aumento da tarifa de água e a questão dos profissionais da Educação – com a garantia dos contratados na rede de ensino fundamental. “O Parlamento não é subserviente. São Poderes distintos, que se precisam mutuamente. Estamos mantendo um relacionamento harmônico, com foco no cidadão, na melhoria da qualidade de vida. No bem comum da cidade”.

João Carlos Queiroz/Flávio Garcia Secom/Câmara

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues