25/03/2013
Instituto dos Cegos pede apoio à Câmara de Cuiabá
Walter Machado
Visita ocorreu na manhã dessa segunda-feira, na Presidência da Câmara

O presidente do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat), Marcino Benedito Oliveira, acompanhado por outros deficientes visuais, visitou a Câmara Municipal de Cuiabá na manhã dessa segunda-feira (25) para pedir apoio do poder público. O grupo precisa principalmente de obras de infraestrutura na sede da entidade que recebe inclusive pessoas de outros estados, além de apoio para prática esportiva. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo, João Emanuel (PSD).

“Temos apoio do poder público, mas precisamos de cada vez mais parcerias porque ainda não temos ajuda suficiente. Nossa sede, por exemplo, é precária. O telhado está em péssimas condições, não há climatização adequada, entre outros”, afirma Marcino.

O Instituto dos Cegos atende mais de 180 pessoas, famílias que obtêm de graça oportunidade de capacitação e lazer para cidadãos tão marginalizadas na sociedade em relação a direitos básicos, como acessibilidade, geração de emprego e renda.

Ao receber o grupo, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Emanuel, reforçou apoio ao Instituto dos Cegos e assumiu compromisso de articular uma rede de entidades e autoridades para defender a causa. “O poder público tem que apoiar essas pessoas, pois são cidadãos que não estão tendo seus direitos respeitados. Por isso, o que estiver dentro do nosso alcance será feito em parceria com outras entidades”, afirma o parlamentar.

O Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que sobrevive com a ajuda da comunidade, tendo sido fundado em 1978. O órgão oferece em tempo integral cursos de alfabetização Braile, ensino do soroban (Ábaco), atividades do convívio diário, locomoção, informática, aulas de reforço para alunos da rede pública de ensino, educação física adaptada com aulas de goalball, futebol 5 e atletismo. São atendidas pessoas de 07 a 60 anos.

Secom Câmara