15/03/2013
No Dia Mundial do Consumidor, Câmara atende dezenas de pessoas em Cuiabá
Walter Machado

A Câmara Municipal de Cuiabá, através do vereador Onofre Júnior (PSB), atendeu dezenas de pessoas na manhã dessa sexta-feira (15) na Praça Ipiranga em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor. Uma barraca do Legislativo foi juntada às tendas de outras entidades para prestar informações sobre os direitos dos cidadãos nas relações de consumo.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, o vereador Onofre Júnior esteve presente na Praça Ipiranga e disponibilizou advogados e servidores públicos da Câmara para esclarecer as pessoas sobre seus direitos. A maioria reclamou de serviços prestados pela CAB Cuiabá no fornecimento de água e tratamento de esgoto. “Tem faltado água frequentemente onde antes não faltava e há muita reclamação de cobrança indevida”, afirma o aposentado Paulo de Jesus Souza, morador do bairro Carumbé. Ele foi uma das pessoas atendidas na barraca da Câmara.

Para o vereador Onofre Júnior, a comemoração do Dia Mundial do Consumidor ganha importância principalmente nos dias atuais com aumento da complexidade e quantidade das relações de consumo.  “Todos nós somos consumidores e estamos consumindo desde o momento que tomamos um cafezinho na padaria até a hora de dormir. Por isso, precisamos aproveitar datas como essa para divulgar ainda mais os direitos do consumidor. Só assim as pessoas vão poder exercê-los”.

O vereador também divulgou cartilhas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Várias entidades como Associação dos Usuários de Transporte Coletivo (Assut), Procon, Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também participam das comemorações, que se estendem até à tarde e contam com apresentações culturais, entre outros.

Secom Câmara - Téo Meneses