Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/03/2013
Tribuna Livre destaca a valorização das artesãs da Praça Alencastro
Valorização do trabalho das artesãs de Cuiabá, foi com este tema que o vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, levou à Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá a coordenadora do grupo Mulheres em Ação, neste quinta-feira (14). Andreia Dias destacou a necessidade de incentivo para que as expositoras possam mostrar a cultura cuiabana através de seus produtos artesanais. 

O grupo Mulheres em Ação é composto por artesãs que se utilizam das atividades manuais de produção como forma de acrescentar a renda familiar e praticar terapia, uma vez que muitas dessas mulheres apresentaram sintomas de depressão. Cerca de 50 trabalhadoras comercializam produtos que vão de brincos e colares a tapetes e panos de prato, sem contar com as que são responsáveis pela culinária. O que não falta é Maria Isabel e Farofa de banana nas exposições que são realizadas duas vezes ao mês, em Cuiabá. 

De acordo com a coordenadora do grupo de artesã, uma das maiores dificuldades é a manutenção da exposição na Praça Alencastro. Segundo Andreia Dias, a autorização para a utilização da feira tem prazo até abril e toda infraestrutura como tendas e som são pagos pelas próprias expositoras.

 “Aproveitamos a oportunidade para pedir o apoio da Câmara para valorizar o trabalho das artesãs que levam adiante a nossa cultura cuiabana. Queremos que a nossa feira na Praça Alencastro seja um verdadeiro ponto turístico e de integração da população, um espaço para conhecer nossa comida e nosso artesanato”, destaca a coordenadora. 

O vereador Arilson da Silva se comprometeu em buscar alternativas junto à Secretaria do Meio Ambiente para que o prazo para a utilização da praça seja estendido e reforçará a luta do grupo pela ampliação do número de expositoras na feira artesanal.

“O trabalho realizado por estas mulheres demonstra o nosso jeito de ser cuiabano, nossa culinária, nossa cultura e artesanato. Em cada banca há um traço da cuiabania que deve ser valorizada. A feira das mulheres em ação merece ser valorizada e tem tudo para ser uma referência turística para a Copa”, diz Arilson da Silva. 

 
Marcela Brito
Assessoria Vereador


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.