09/10/2007
Vereadores apóiam Marcha para Jesus e apresentam projetos de conservação do meio ambiente
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenário
Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá manifestaram apoio à Marcha para Jesus, que acontece amanhã, a partir das 16h, na Avenida Mato Grosso. O movimento, liderado pelo vereador Levi Pires de Andrade, o Leve Levi (PP), apresenta posicionamento contrário à aprovação de proposituras, pelo Congresso Nacional, em favor da prática do aborto.

“Somos a favor de políticas públicas de conscientização que evitem a gravidez indesejada. Consideramos que não temos o direito de tirar vidas”, defendeu Leve Levi. O vereador vai presidir amanhã, a partir das 9h, no Plenarinho Ana Maria do Couto, a Audiência Pública que vai discutir o aborto e as causas que guardam transversalidade com a defesa da vida. Leve Levi convidou os demais vereadores a ingressar na Frente Parlamentar em Defesa da Vida, formada na Câmara Municipal de Cuiabá. “Esse movimento pode significar o início da formulação de proposituras voltadas para a vida, como a defesa do meio ambiente e à educação sexual nas escolas da rede municipal”, frisou.

O vereador Dilemário Alencar (PTB) apresentou Projeto de Lei que visa reduzir a emissão de CO no município de Cuiabá. Outra matéria do parlamentar regulamenta o consumo de madeira pelo poder público municipal e reconhece Cuiabá como Cidade Amiga da Amazônia. “Temos que traçar políticas de combate às queimadas e ao desmatamento ilegal da Amazônia, que interfere no aquecimento global e está diretamente relacionado à elevação da temperatura em Cuiabá”, destacou. A Floresta Amazônica ocupa 54% do território mato-grossense. Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apresentados pelo vereador, indicam que o desmatamento no Estado passou de 1% em 1970 para 15% em 1999.

Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Saúde da Casa, o vereador Clóvis Hugueney Neto, o Clovito (PTB) reivindicou a disponibilização, pela Prefeitura Municipal, de termômetro, geladeira, bebedouro, ar-condicionado e cadeira de roda para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. O parlamentar pediu a melhoria do atendimento no Posto de Saúde da Família do bairro Jardim União, que também atende aos moradores do Jardim Florianópolis. “A saúde no Brasil está um caos, Cuiabá não é a única Capital a enfrentar este problema”, salientou o vereador Ivan Evangelista (PPS).

O vereador Luiz Poção (PP) apontou a necessidade de mudar o posicionamento das catracas eletrônicas nos ônibus de transporte coletivo de Cuiabá. De acordo com o parlamentar, falta espaço para transportar os idosos e deficientes que, por serem beneficiados com o transporte gratuito, não passam pela catraca. “Esta parcela da população acaba sendo desrespeitada, pois fica restrita ao pequeno espaço existente entre o motorista e a catraca eletrônica. Não há espaço suficiente para transportá-los com comodidade, principalmente nos horários de pico”, enfatizou.

Obras de infra-estrutura e saneamento foram solicitadas pelos vereadores Mário Lúcio (PMDB) e Chico 2000 (PR) nos bairros Dom Aquino, Tijucal e Lixeira. O vereador Domingos Sávio (PMDB) apresentou Indicação pedindo obras de recapeamento asfáltico e rede de esgoto no bairro Jardim dos Ipês. A disponibilidade de profissionais das especialidades de Cardiologia, Gastro-enterologia, Neurologia e Dermatologia foi solicitada pelo vereador Lúdio Cabral (PT) para atendimento na policlínica do bairro Pascoal Ramos.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad