18/01/2013
Moradores do Coxipó pedem providênci​as para rodovia

Falta de sinalização, risco à segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas, esta é a situação da Rodovia que liga Cuiabá ao município de Santa Antônio do Leverger. A precariedade da Rodovia Palmiro Paes de Barros, muito utilizada pelos moradores dos bairros da região do Coxipó, apresenta uma série de irregularidades e coloca em risco a vida das pessoas. Diante desta realidade, o vereador Arilson da Silva (Partido dos Trabalhadores) encaminhou para a Prefeitura de Cuiabá e para o Governo do Estado um ofício solicitando providencias imediatas na via utilizada por moradores da Capital.

Atendendo a solicitações dos moradores da região dos bairros Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Real Parque, Parque Nova Esperança, entre outros, o vereador Arilson da Silva percorreu a Rodovia neste último sábado (12) e constatou que as reivindicações da população devem ser atendidas com urgência, tendo em vista que o fluxo de carros aumentará ainda mais neste período de carnaval que se aproxima.

“Não é preciso andar muito para perceber os perigos da Rodovia. Logo após a entrada do bairro Parque Cuiabá, próximo ao cemitério Bom Jesus, percebemos um desvio com pouca sinalização. Há carros que passam e só percebem o desvio em cima da placa. Nossa preocupação é que com o carnaval, muitas pessoas se deslocam para Santo Antônio e com essas irregularidades, os riscos de acidentes aumentam”.

Entre os problemas graves de sinalização em muitos trechos da Rodovia que está em constantes obras, o destaque é a ausência de placas e cones que foram substituídos por pneus que ficam soltos na estrada. Durante a noite, o risco de um motorista não perceber um obstáculo deste é ainda maior. Há trechos onde os concretos do meio fio estão soltos e até mesmo esfarelando na beira da estrada. A qualidade do asfalto também é outro agravante.

Importância – Além da Rodovia Palmiro Paes de Barros ligar os municípios de Cuiabá e Santo Antônio, muitos utilizam a rodovia como alternativa para se deslocarem para o município de Várzea Grande. Há moradores que pegam esta via para seguir a Rodovia dos Migrantes para fugir do trânsito da capital.

É também nesta rodovia que está sendo construído o novo prédio do Hospital Universitário Julio Muller, que está em fase de conclusão. Outra grande obra nesta região é a construção das quatro mil casas no Residencial Santa Terezinha. Há uma rotatória próxima a entrada deste residencial que apresenta perigo devido à curva acentuada. Outra preocupação apresentada pelo vereador Arilson da Silva é a falta de acostamento na rodovia.

Ciclovia – Além da falta de acostamento em muitos trechos da rodovia, não houve atenção para os ciclistas que trafegam diariamente seja para ir ao trabalho, seja para praticar esporte como é o caso dos ciclistas da Associação de Ciclistas de Cuiabá e Região (Acic). Membros da Associação solicitaram ao vereador Arilson da Silva atuação para que haja espaço para o tráfego de bicicletas na Rodovia que liga importantes pontos ecológicos como o Morro de Santo Antônio e o município de Santo Antônio do Leverger.

“O objetivo do ofício é elencar os problema desta Rodovia e pedir para que Prefeitura tome providências com urgência. O carnaval está chegando e aumenta o fluxo de carros, a preocupação é com a segurança das pessoas e a preservação das vidas. Esta Rodovia tem que ser sinalizada e apresentar melhores condições, tem obra que nem foi concluída ainda. Minha função é representar as pessoas e lutar por suas reivindicações, por isso apresento esta importante questão”, afirma o vereador Arilson da Silva.

Marcela Brito

Assessoria Vereador