Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
14/11/2012
Qualidade da água oferecida à população é debatida na Câmara
O espaço da Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá foi utilizado, na sessão desta terça-feira (13), pelo farmacêutico e biquímico João Paulo Martins Viana, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele realizou um estudo comparativo sobre a qualidade da água disponibilizada à população dentro do Estado.

Tendo como missão “promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental”, a Funasa que apoia ações de vigilância e detectando falhas, desenvolveu uma pesquisa para avaliar como anda o monitoramento da água consumida, comparando cidades onde o serviço é gerido por entidades públicas e privadas. 

A pesquisa foi realizada em 68 municípios, selecionados pelos seguintes critérios: população menor que 50 mil habitantes; presença de grandes produtores rurais; cidades que realizam fluoretação na água e, logística disponível para a realização do estudo. Estas cidades foram visitadas e inspecionadas pelos pesquisadores da Fundação.

O estudo demonstrou que apenas um município no Estado cumpre totalmente a legislação vigente e, que nas gestões privadas, há mais cuidado com a água ofertada à população. Segundo o pesquisador, isto se deve a realização periódica de estudos técnicos, que refletem também uma maior cobrança por parte da vigilância sanitária dentro das concessionárias privadas.  

“A população cobra água, mas não a de qualidade. Observamos que é muito importante que se crie uma agência específica para cuidar da qualidade da água, com forte poder de fiscalização e regulamentação”, destacou João Paulo, que falou na Tribuna a convite do presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.