02/10/2007
"Dia do Vereador" é marcado por homenagens a personalidades históricas
Secom CâmaraCbá/Fablício Rodrigues
Sessão Solene em homenagem ao Dia do Vereador
Vereadores e ex-vereadores tiveram o devido reconhecimento pela importante atuação social em favor do progresso de Cuiabá. A homenagem aconteceu na noite do dia 1º, com Moção de Distinção de Honra, durante a Sessão Solene promovida pela Câmara Municipal no Centro de Eventos Pantanal. “O sistema democrático, no qual o poder emana do povo, está representado diretamente na figura do vereador. São homens e mulheres a serviço da comunidade, sempre atentos às reclamações dos moradores, debatendo caminhos e traçando metas para o desenvolvimento da cidade. Nosso objetivo é construir uma sociedade mais igualitária e justa”, destacou o presidente do Legislativo Municipal, vereador Lutero Ponce (PMDB).

Durante o discurso, Lutero ressaltou a atuação do primeiro presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, José Monteiro de Figueiredo, o Zelito, que ocupou o cargo em 1947, ano da instalação da Câmara de Cuiabá no período moderno - após o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas. “Além de servir à população, sem remuneração, o doutor Zelito atendia os enfermos e ocupou, durante 30 anos, a presidência da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá”, ressaltou. Dentre as oito mulheres que já ocuparam o cargo por Cuiabá, Lutero fez questão de destacar a importância de Maria Nazaré – primeira vereadora pelo município. “Tomou posse em janeiro de 1955 e foi reconduzida ao cargo, pela sétima vez em 1977. Assim como os demais vereadores que passaram pela Casa, contribuiu muito para o progresso da nossa cidade”, apontou.

Discursando em nome de todos os ex-vereadores por Cuiabá, o ex-professor Aecim Tocantins, que também ocupou o cargo de prefeito e vice-prefeito da Capital, ressaltou que “o vereador é a figura mais importante da vida política porque está próximo da comunidade, convivendo com as aspirações e os sentimentos do povo”. Em função deste trabalho nas bases comunitárias, explicou, o vereador apresenta indicações e proposições à Prefeitura Municipal visando sanar problemas e atender os anseios da população. Aecim Tocantins lembrou com carinho do momento em que teve a honra de dar posse ao primeiro prefeito eleito de Cuiabá, no Regime Constitucional, José Garcia Neto. “Naquela época não havia vice-prefeito e, na ausência do chefe do Executivo, o presidente da Câmara assumia a função”, lembrou.

O representante do Governo Estadual, secretário-chefe da Casa Civil, deputado estadual licenciado João Antônio Cuiabano Malheiros, relembrou os quatro mandatos em que atuou no Legislativo Municipal, sendo um deles como presidente da Mesa Diretora. “Foi uma época de consolidação dos direitos democráticos. Instituímos a Tribuna Livre, na qual membros da comunidade têm a oportunidade de explanar suas idéias em plenário, e implantamos a secretaria de Cultura e Resgate Histórico”, frisou.

Ex-governador de Mato Grosso e prefeito de Cuiabá em duas ocasiões, Frederico Campos enfatizou que a função de vereador “é de extrema importância, pois eles têm que traduzir em plenário os anseios da população e levar ao prefeito as reivindicações dos moradores de maneira a formar planos que possam ser úteis à comunidade”. Na ocasião, Frederico recebeu a Moção de Distinção de Honra concedida a seu pai, o ex-vereador Manoel Soares de Campos. “É uma honra ser vereador. Meu pai sempre esteve ligado aos moradores e trabalhou muito por Cuiabá”, afirmou.

O prefeito Wilson Santos relembrou sua época de vereança e ressaltou que a eleição mais difícil é exatamente para vereador, porque o número de concorrentes é muito maior do que para qualquer outro cargo. “Eleição para vereador pode ser comparada a um vestibular para medicina, chega a ter 20 candidatos por vaga”. O prefeito elogiou a iniciativa da Mesa Diretora em homenagear não só os atuais vereadores, mas também aqueles que passaram pela Casa de Leis desde a sua implantação. “É um momento especial, onde se resgata a história do parlamento municipal, prestando uma justa homenagem a aqueles que ajudaram Cuiabá a se transformar em caixa de ressonância para todo o Mato Grosso”, finalizou.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad