31/08/2012
Campanha anti-fumo é promovida na Câmara de Cuiabá
Luiz Alves
Odontólogo Ericson Camargo proferindo palestra anti-fumo
Em consonância com a campanha promovida em todo país pelo Ministério da Saúde - “Cigarro não combina com a saúde do planeta”, em alusão ao dia 29 de agosto, dia nacional de combate ao fumo, a Câmara realizou durante toda esta semana atividades alertando sobre os malefícios do cigarro.

Na Câmara, a campanha é realizada pela Secretaria de Cultura e Resgate Histórico, junto à equipe do ambulatório Médico-Odontológico, com o objetivo de alertar os servidores e efetivamente conscientizá-los para a necessidade de abandonar o vício.

“Hoje nós sabemos que o cigarro contém mais de 4.7 mil substâncias tóxicas, inclusive substâncias cancerígenas, que trazem muitos prejuízos à saúde, levando grande parte dos fumantes à morte. E, precisamos auxiliar nossos colegas de trabalho na conscientização deste perigoso vício”, explicou Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura da Casa.

Além de expor gravuras e informações sobre os prejuízos do cigarro, a Câmara distribuiu aos servidores panfletos explicativos do Ministério e ainda promoveu uma palestra, organizada pela equipe multidisciplinar do ambulatório.

A palestra, ministrada pelo odontólogo Ericson de Camargo, divulgou dados gerais sobre o problema no mundo; mostrou que como vício, deixar de fumar não é tarefa fácil e requer apoio familiar, médico e psicológico, além disso, ensinou a platéia a realizar o auto-exame bucal para detectar possíveis anormalidades, já que o câncer na boca é um dos maiores reflexos do uso do cigarro.

Segundo Ericson, todos já sabem que o cigarro faz mal, mas ainda há necessidade de maior conscientização. “Precisamos mostrar a importância de se abandonar o vício, mas essa não é uma tarefa fácil. Quando tentam, muitos têm recaídas, mas isto faz parte. Nós do ambulatório estamos disponíveis para esclarecer e orientar nossos colegas à enfrentar esse problema”, frisou.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), aproximadamente 47% de toda a população masculina fuma e 12% da feminina. Hoje, o número de mortes devido ao uso do tabaco atinge 4,9 milhões/ ano, o que representa mais de 10 mil mortes por dia.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues