27/09/2007
Dependência química entre crianças e adolescentes foi tema da Tribuna Livre na Câmara
Secom Câmara/CBA
Ednaldo Gomes de Souza - coordenador geral dos Conselhos Tutelares da capital
O assustador aumento no índice de crianças e adolescentes que passaram a usar drogas, do segundo semestre de 2006 ao primeiro semestre de 2007 foi um dos principais focos da discussão que trouxe ao uso da Tribuna Livre na Câmara Municipal de Cuiabá, o coordenador geral dos Conselhos Tutelares da capital, Ednaldo Gomes de Souza. Segundo Gomes, 90% dos atendimentos realizados pelos Conselhos, na capital, são de denúncias realizadas por vizinhos ou de pais em busca de ajuda aos filhos dependentes químicos. O índice de aumento de usuários, crianças com idade entre sete e pré-adolescentes de 12 anos, chega a 488% em apenas um ano.

Uma das principais causas citadas pelo coordenador, estaria no drama das mães, arrimo de família, que não têm com quem deixar os filhos enquanto vão para o trabalho. Destaca que na periferia de Cuiabá, ao menos 90% das famílias são chefiadas por mulheres que têm entre dois a cinco filhos.

A inexistência de Educação Integral, que poderia ser a solução para os casos de crianças que são cuidadas por irmãos mais velhos, de no máximo 11 anos, deixa-os vulneráveis ao aliciamento de traficantes e à prostituição, segundo Gomes. “É preciso começar um debate com gestores municipais, pois a denúncia é muito grande nesse sentido. São necessários projetos para ajudar as famílias e essas crianças, caso contrário, apenas o atendimento dos Conselhos é "chover no molhado". Precisamos saber as causas que levam essas crianças, tão cedo à dependência química”, enfatiza.

O fato de grande parte das crianças da periferia ter acima de quatro anos, idade não aceita nas creches, por estarem incluídas já na Educação Infantil, deixa-as meio período completamente vulneráveis a situações de risco, segundo Gomes.

Vereadores se solidarizaram com o coordenador que ficou de apresentar relatório completo à instituição, referente às situações mais críticas enfrentadas pelos Conselhos na capital.

Ao todo, Cuiabá possui seis Conselhos, situados no Centro, Santa Izabel, Coxipó, Pedra 90, CPA e Planalto, com 30 conselheiros. Cada Conselho atende em média, de 40 a 50 bairros. A média de atendimento diário é de 90.

Na tentativa de minimizar a situação, Gomes sugeriu a criação de uma Comissão, na Câmara para que possa gerar discussões através de audiências públicas e posterior elaboração de projetos que visem melhor atendimento à população e famílias carentes.

Assessoria: Secom CâmaraCbá