12/07/2012
Câmara concede Moção de Aplausos a participantes do projeto ‘Soletrando
Luiz Alves
Presidente Júlio Pinheiro entrega Moção de Aplausos a professores e estudantes
Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Básico Lenine de Campos Póvoas estiveram na manhã de hoje (12) na Câmara Municipal de Cuiabá para receber Moções de Aplausos pela participação no projeto Soletrando, do programa Caldeirão do Huck. A cerimônia de entrega das honrarias aconteceu no gabinete do presidente do legislativo municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

“A Câmara se sente orgulhosa em conceder estas Moções de Aplausos aos professores e alunos que irão representar Cuiabá e Mato Grosso em nível nacional, neste programa que divulga os talentos das escolas. Todos os participantes são motivo de orgulho para a comunidade cuiabana e mato-grossense”, diz Júlio.

A EMEB Lenine de Campos Póvoas é a única escola do bairro Jardim União, na periferia de Cuiabá. Nesta unidade de ensino estudam mais de 800 alunos, sendo a extrema maioria deles moradores daquela comunidade, que é composta por famílias de baixa renda. A restrição financeira não conseguiu limitar a competência e a dedicação da equipe pedagógica e dos alunos Glendha da Silva Ramos e Jaconil Neves Batista Silva, respectivamente, 1º e 2º colocados no Projeto Soletrando.

“Não importa se a escola é da periferia. Quando a equipe é competente, ela sempre se sobressai. A prova disso é que esta escola do Jardim União está pela segunda vez participando deste disputado concurso. A Escola Lenine Póvoas está anos luz à frente de muita instituição de renome. E a Educação em Cuiabá figura entre os melhores índices do IDEB <Índice de Desenvolvimento da Educação Básica criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino>”, assevera o presidente Júlio Pinheiro.

A Diretora da escola Lenine Póvoas, professora Maria do Carmo Martins, afirmou que há 14 anos gerenciando a instituição jamais obteve tamanho reconhecimento do poder público. “Isso é reconhecimento... É valorizar a Educação... O senhor está de parabéns e outros deveriam seguir o mesmo exemplo”, diz emocionada a diretora, que ainda estendeu esta homenagem a todos os alunos, pais, e corpo docente da escola. Maria do Carmo fez questão de enaltecer o empenho da professora de Língua Portuguesa, Tadeusa Margarida de Melo, que emprega até mesmo suas horas de folga para poder ensinar seus alunos.

A professora Tadeusa, há 08 anos lecionando na escola Lenine Póvoas, é uma pessoa de poucas palavras em ocasiões públicas, porém é de muita ação, amor e dedicação pelo que faz. Ela disse que este projeto desenvolvido naquela comunidade escolar se trata de um trabalho voluntário, que nunca antes fora reconhecido. “Ao receber esta homenagem, vejo o nosso objetivo sendo realizado”, diz, agradecida.

Os estudantes Glendha da Silva Ramos e Jaconil Neves Batista Silva, bastante jovens e oriundos de um contexto social desafiador, não assimilaram ainda a fama repentina que conquistaram com seus esforços pessoais. De característica introvertida, ambos se abstiveram de, nesta ocasião, se expressarem ao público presente.

Diante da ansiedade gerada pela honrosa e inesperada condecoração, o presidente Júlio Pinheiro direcionou às jovens celebridades palavras de tranquilidade e experiência. O teor de seus conselhos se resumiram em tranquilidade e equilíbrio emocional frente ao desafio que está por vir:

No dia 31 de Julho, a aluna Glenda da Silva (1ª colocada para representar Cuiabá e Mato Grosso); sua mãe, Dorcas Augustinho da Silva Ramos; e a professora Tadeusa Margarida, viajam para o Rio de Janeiro. Eles passarão 04 dias na “Cidade Maravilhosa”, com as despesas todas custeadas pela Rede Globo de Televisão. No dia 02 de Agosto, farão a gravação do Soletrando, no programa apresentado por Luciano Huck. A data em que o referido programa irá ao ar será informada posteriormente pela emissora.

Visibilidade e Infraestrutura para o Jardim União

ÂMBITO NACIONAL – O Soletrando é um quadro do programa Caldeirão do Huck, transmitido às tardes dos sábados pela Rede Globo de Televisão e pelo Canal Viva. Trata-se de uma competição escolar/instrutiva, destinada aos estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil.

Este programa figura entre aqueles com o maior índice de audiência da televisão brasileira. Participar de quaisquer dos seus quadros é o desejo de muitos, pois significa adquirir grande destaque, mesmo que seja por tempo determinado. E tal privilégio está legado a Cuiabá e a Mato Grosso, em decorrência do trabalho realizado pelo corpo docente e pelos alunos da EMEB Lenine Póvoas, que irão colocar nossa Capital e nosso Estado em destaque nacional.

ÂMBITO LOCAL – Em visita ao Jardim União, o vereador Júlio Pinheiro, sensibilizado com a realidade em que vive aquela comunidade, fez uma indicação junto ao Prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), para incluir o bairro no Programa Poeira Zero.

Hoje, juntamente com a entrega das Moções de Aplausos, o presidente Júlio Pinheiro deu uma excelente notícia para os moradores do Jardim União: o prefeito Chico Galindo atendeu à solicitação feita por Júlio, e, a partir do segundo semestre, terão início as obras para asfaltamento de todas as ruas do bairro.

Tapaiúna Fraga