26/09/2007
Aferição de pressão deverá ser gratuita em farmácias e drogarias
Para melhor acompanhamento da saúde da população cuiabana, as farmácias e drogarias e similares da capital devem ser obrigadas a manterem gratuitamente os serviços de aferição da pressão arterial, caso seja aprovado na Câmara Municipal de Cuiabá, em última fase, o projeto de lei do vereador Permínio Pinto (PSDB), apresentado durante a sessão ordinária na Casa de Leis.

Segundo o parlamentar, o projeto tem como finalidade, oferecer um instrumento facilitador do acompanhamento da Saúde da população em todo o município, visto que dados alarmantes sobre as doenças que constituem a principal causa de morte, são em decorrência da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, e outras psicossomáticas, que atingem a média de 35% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o vereador, é preciso levar em conta que tais doenças são possíveis de ser diagnosticadas precocemente e podem ter tratamento continuado, quando exames são realizados de forma preventiva. “Já que as farmácias comercializam os remédios para combater a hipertensão arterial, deverão, portanto, oferecer este serviço da aferição, propiciando assim a maior comodidade e segurança à população”, completa o parlamentar.

Assessoria: Secom CâmaraCbá