19/06/2012
Vereadores apresentam Moção de Pesar pelo falecimento do secretário Nico Baracat
Luiz Alves
Vereadores Francisco Vuolo, Lueci Ramos e Arnaldo Penha
Os vereadores de Cuiabá apresentaram Moção de Pesar à memória de Nico Baracat, que faleceu no último sábado (16), em decorrência de um trágico acidente automobilístico, ocorrido próximo ao município de Nova Mutum, na BR 163. O desastre também vitimou dois colaboradores da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Juvelino Garcia de Carvalho e Aparecido Reginaldo Rodrigues.

As iniciativas desta homenagem partiram dos vereadores Arnaldo Penha (PMDB) e Francisco Vuolo (PR), sendo compartilhadas por todos os demais parlamentares que utilizaram a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (19).

Ernandy Maurício Baracat de Arruda, o popular Nico Baracat, é filho de Sarita Baracat, primeira prefeita de Várzea Grande e primeira mulher a se eleger deputada estadual em Mato Grosso. Oriundo de uma das mais tradicionais famílias da Cidade Industrial, Nico Baracat sempre foi ligado ao PMDB e marcou sua história de luta pela cidade onde nasceu.

Sua carreira política teve início em 1989, quando se elegeu vereador por Várzea Grande, vindo a assumir a presidência do Legislativo Municipal e, posteriormente, a Comissão de Constituição e Justiça. Em 1994, se elegeu para seu primeiro mandato como Deputado Estadual, sendo reeleito nos pleitos eleitorais de 1998 e 2002.

Na Assembleia Legislativa, ocupou os cargos de presidente da Comissão de Revisão Territorial e foi membro das Comissões de: Constituição e Justiça; Execução Orçamentária; Educação; Cultura, Desporto e Seguridade Social; e, ainda, a função de secretário-geral da Mesa Diretora daquela casa de leis.

Em 2004, foi vice-prefeito de Várzea Grande, na gestão de Murilo Domingos. Entre 2006 a 2009, Baracat atuou como secretário-geral do Diretório Regional do PMDB. No ano seguinte, assumiu o cargo de secretário-chefe de Gabinete do Governador do Estado Silval Barbosa. Entre 2010 a 1012, atuou como 2º vice-presidente do Diretório Regional do PMDB. Em 2011, assumiu a Secretaria de Cidades (Secid) do Estado de Mato Grosso.

O velório e o enterro de Nico Baracat aconteceram, respectivamente, no Salão de Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo e no Cemitério Central, ambos no município de Várzea Grande.

A morte prematura do Secretário Estadual das Cidades, Nico Baracat (PMDB) chocou aos amigos e familiares e também a classe política do Estado. Pelo fato ocorrido, o governador decretou luto oficial de três dias.

Tapaiúna Fraga

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues