13/06/2012
Câmara de Cuiabá homenageia Programa Siminina em Sessão Solene
Luiz Alves
Em Sessão Solene realizada na manhã desta quarta-feira (13), no Plenário das Deliberações, a Câmara Municipal de Cuiabá homenageou o Programa Siminina, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH). O projeto foi idealizado pela ex-primeira dama do município, Iracy França, há 15 anos.

Durante o evento, foram entregues Moções de Aplausos ao corpo de funcionários do Siminina em Cuiabá, que em sua extrema maioria é composto por mulheres. Pela SMASDH, estiveram presentes a atual secretária e adjunta, respectivamente, Regina Kaezer e Maria Auxiliadora de Oliveira. Também compareceram o Diretor de Gestão e Desenvolvimento de Políticas Sociais, Adilson dos Reis e Silva, e a Coordenadora de Desenvolvimento de Políticas Sociais, Cristiane Almeida.

Pela Coordenação do Programa Siminina, compareceram – além dos funcionários homenageados – Laiza Luz Martins, Dorismene Aparecida Cruz de Souza, Vera Capilé, Dilma Camargo e Sandra Lino.

A gerente Laiza Luz enfatizou que “o Programa Siminina conseguiu provar que é possível se fazer política pública de assistência social com eficiência e a baixo custo”. Ela narrou como é a prática cotidiana dos profissionais que atuam nesse Programa, referenciando a luta constante para combater a gravidez entre as adolescentes, através do diálogo permanente com os pais e junto à escola. Conclui sua narrativa com uma indagação: o que o governo do Estado de Mato Grosso está fazendo para que Cuiabá não se torne rota do turismo sexual infanto-juvenil durante a Copa do Mundo 2014?

Iracy França, que também presidiu a pasta de Assistência Social, disse emocionada que “o Siminina nasceu da boa vontade, da necessidade de se combater a realidade vivenciada pelas menores grávidas, abusadas e abandonadas”.

A primeira entidade parceira a somar foi a Secretaria de Educação Municipal, presidida, à época, pelo vereador Edivá Alves (PSD) – requerente da Sessão Solene. Com o passar do tempo, essa política pública deu resultado, e hoje o Siminina conta com o apoio financeiro de grandes empresas, como a Rede Cemat e a Oi.

A ex-primeira dama falou ainda sobre o sucesso do projeto “Um sonho a Mais”, que faz parte do programa “Valorizando Vidas”, o qual contemplou 100 meninas, de 14 anos e 11 meses a 16 anos, com um Baile de Debutantes. O Baile de 15 anos das debutantes aconteceu em abril deste ano, no Cenarium Rural. Foi uma homenagem que buscou integrar o sonho das adolescentes – a Festa dos 15 Anos – aos 15 anos do Programa Siminina, ação que se tornou referência de adoção de medidas preventivas contra a gestação precoce e de combate à repetência escolar, por meio da educação, música, teatro e dança.

Por fim, Iracy França deixou um alerta em relação ao Distrito de Nossa Senhora da Guia, motivado pela construção de uma grande fábrica de cimento naquela localidade, fator que contribuiu para o aumento da população masculina (mão de obra junto à construção civil). Estima-se que a nova fábrica irá gerar cerca de 600 empregos diretos e mais de 1000 indiretos.
Além disso, o Distrito da Guia merece especial atenção em virtude ser um ponto turístico bastante frequentado aos finais de semanas e feriados. Muitas adolescentes e até mesmo crianças são alvos de abusadores, exploradores sexuais e pedófilos, segundo reiteradas notícias veiculadas em toda mídia.

A Secretária de Assistência Social de Cuiabá, Regina Kaezer, parabenizou todos os homenageados, ao mesmo tempo em que estendeu agradecimentos tanto ao empenho da equipe para atingir o sucesso atual, quanto à confiança da primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, pela confiança a ela creditada para conduzir a referida pasta.

“Vai para a Assistência Social que você vai se apaixonar”, teria dito a primeira-dama à Secretária Regina Kaezer, que, conforme diz, na ocasião relutava em conduzir tal setor, devido ser técnica em outra área de formação. “Eu realmente me apaixonei”, revela Regina, referindo-se aos ganhos imateriais obtidos com a execução deste valoroso trabalho social. “Estou em estado de êxtase”, prossegue dizendo a Secretária, em alusão à realização do Baile de Debutantes e também ao entusiasmo manifestado pela equipe em desenvolver tal tarefa.

O programa Siminina é ofertado a crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos. Atualmente, o Siminina atende cerca de 1,5 mil meninas e visa aumentar o rendimento escolar das mesmas, possibilitando a participação em aulas de letramento, oficinas de dança, coral, teatro, artesanato e inclusão digital, em período de contra-turno. Ou seja, quem estuda no período matutino, por exemplo, pratica as atividades no período vespertino, e vice-versa. As ações são executadas em 17 Centros Comunitários e em alguns Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

O Programa visa à integração social e tem por desígnio a erradicação do trabalho infantil e a prevenção ao abuso e à exploração sexual. Para isso, realiza acompanhamento familiar e estimula a participação dos pais. Ações de prevenção à saúde também fazem parte do cotidiano de atividades das meninas e não há registro de nenhuma gravidez nas estudantes matriculadas nos últimos dois anos.

Luciana Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues