19/04/2012
Servidores da Câmara de Cuiabá se engajam pela doação de sangue
Luiz Alves
Doador de sangue durante coleta

Durante todo o dia (19), o ônibus de coleta de sangue do Hemocentro/MT estará disponível em frente à Câmara de Cuiabá, para receber a doação de servidores do legislativo ou de cidadãos que passarem pelo local. A expectativa é de arrecadar 40 bolsas de sangue num único dia de campanha.

A iniciativa já está se tornando uma prática da Casa de Leis, pois a cada três meses o legislativo promove a campanha.  O Hemocentro disponibiliza o ônibus de coleta e uma equipe técnica de saúde para receber as doações.  Joaci Conceição Silva, que é assessor de vereador e doa sangue desde 2000, lembrou que a falta de tempo acaba dificultando a doação. “Aproveitei a oportunidade. O ônibus aqui acabou facilitando muito, pois ás vezes as pessoas não doam por não ter uma facilidade de acesso, por não ter tempo de buscar um ponto de doação”.

Segundo os profissionais da área de saúde, a coleta de sangue é ininterrupta, pois a demanda pelos elementos que constituem o sangue, como hemácias, plaquetas e, o plasma é constante, vinda tanto de hospitais como de clínicas. Mas outro aspecto a destacar é que estes elementos têm prazo de validade diferenciado, por exemplo, enquanto as hemácias duram até 30 dias, as plaquetas tem validade de no máximo 5 dias, o que acarreta maior necessidade deste componente.

Marcelo Lizandro B. de Holanda, que é servidor de gabinete, doou pela primeira vez demonstrando sua conscientização, “as campanhas deveriam ser mais efetivas, pois muitas pessoas precisam e amanhã, posso ser eu quem vai precisar”.

A doação de sangue não implica em problema algum, mas há recomendações importantes a serem seguidas para se evitar algum mal estar após a coleta. São elas: não praticar esportes ou fazer esforço físico durante 24 horas, não ingerir bebida alcoólica nas primeiras 12 horas, aguardar 2 horas para voltar a fumar, ingerir muito líquido e se alimentar bem.

Para aqueles que não puderam participar desta campanha, mas querem colaborar, o ônibus de coleta do Hemocentro fica disponível na Praça da República, no centro de Cuiabá, nas segundas, quartas e sextas-feiras, em horário comercial.

Luciana de Oliveira Pereira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues