19/04/2012
Câmara debaterá políticas públicas para crianças e adolescentes
Luiz Alves
Adevair Cabral é o autor da audiência pública que debaterá direitos das crianças e adolescentes

Na primeira quinzena do mês de maio, a Câmara Municipal de Cuiabá realizará duas audiências públicas, com a data a ser definida, para debater a situação das políticas públicas em favor das crianças e adolescentes e discutir sobre as condições do trabalho feminino na enfermagem, em Cuiabá.

O primeiro evento promoverá a abertura das atividades referentes ao Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de Maio), data instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000.

Essa data foi marcada, no Brasil, em razão de um crime bárbaro que comoveu toda a nação, conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de 8 anos, que, em 18 de maio de 1973, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta de Vitória (ES). Tal crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Portanto, essa data se apresenta como reforço ao enfrentamento e à mobilização sobre esta problemática nos diferentes setores da sociedade; dos governos; da mídia; e das instituições que atuam na promoção, atendimento, defesa e garantia dos direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Nessa audiência pública, proposta pelo vereador Adevair Cabral (PDT), o Plenário da Câmara irá debater, avaliar e promover ações referentes ao Diagnóstico Social PPA – Criança de Cuiabá e o Mapa Situação 2011 – Programa Prefeito Amigo da Criança e Adolescente (Fundação Abrinq).

A outra audiência foi proposta pelo vereador Lúdio Cabral (PT) e tem por finalidade debater as condições do trabalho feminino na enfermagem, em Cuiabá. A enfermagem é a profissão mais numerosa do setor da Saúde. Existem, hoje, mais de 1,5 milhão de enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e auxiliares no Brasil, sendo mais de 18 mil em Mato Grosso. Dos profissionais que atuam na Enfermagem, 88% são mulheres. Dessa forma, pensar nas condições de trabalho desta categoria significa preocupar-se com a realidade do trabalho feminino no país.

Tapaiúna Fraga