11/04/2012
Audiência Pública discutiu ausência dos cobradores em ônibus da Capital
Luiz Alves
Na manhã desta quarta-feira (11), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal, cobradores, motoristas, representantes de sindicatos dos trabalhadores e dos empresários do transporte, Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU), Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) entre outros, debateram em audiência pública a ausência dos cobradores e a dupla função dos motoristas nos ônibus da Capital.

O debate foi proposto pelos vereadores Arnaldo Penha (PMDB) e Lueci Ramos (PSDB). Além deles estiveram presentes os vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Misael Galvão (PR). Penha abriu a audiência dizendo que recebeu reclamações em diversos bairros a sobre a falta de cobradores nos ônibus e cobrou posicionamento da SMTU e das empresas de transporte sobre a real situação.

Lueci Ramos disse que “os cobradores estão sofrendo repreensão. Eles encaminham as denúncias aos vereadores, mas não podem dar entrevistas”. “Silenciosamente, estão sendo retirados”, conclui.

O promotor Ezequiel Borges, da 6º Promotoria da Cidadania, informou que o posicionamento do Ministério Público Estadual é defender que “motorista não é cobrador” e que ninguém pode ser impedido de circular nos ônibus sem o cartão transporte, pois a MTU não implantou pontos de recarga em número suficiente.

O promotor falou também que as concessões são irregulares e as licenças estão vencidas. “Nesse sistema carcomido, com os ônibus sem ar condicionado e superlotados, quem é prejudicado é o usuário”. Ele ainda questionou sobre como ficaria a Tarifa Social (concedida por lei, aos domingos e feriados) em caso da obrigatoriedade do cartão transporte.

A presidente da Associação Mato-grossense de Deficientes (Ande), Lilian Sueli Santos Costa, disse que seus direitos estão sendo cerceados com a ausência dos cobradores. Conforme ela, as rampas dos ônibus atendem aos cadeirantes, mas não atendem aos demais PNE’s, idosos e gestantes.

Marcione Mendes de Pinho, vice-coordenador da Comissão de Usuários do Projeto Buscar e do Transporte Coletivo, disse que está temeroso quanto a este fato e alertou aos cobradores para não deixar que apenas uma pessoa fale por eles.

O diretor da Pantanal Transportes, Luiz Cláudio Soares Ferreira, diz que avalia essa questão não só pelo ponto de vista empresarial, mas também pelo lado social. Luiz convidou os representantes das entidades presentes para visitar a empresa e verificar a qualificação oferecida aos funcionários.

O Secretário Municipal de Transportes Urbanos, Josemar de Araújo Sobrinho, falou que os principais aspectos do sistema eletrônico são: 1- retirada do dinheiro do sistema; 2- oportunizar à população o direito à integração; 3- melhorar a mobilidade; 4- Cartão Transporte não expira sua validade.

O presidente do sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transportes Terrestres de Cuiabá e Região (STETTCR), Ledevino da Conceição, concorda que a dupla função pode distrair os motoristas. Ele ainda entende que o desemprego é um processo natural, que vem desde o tempo da Revolução Industrial.

Pela complexidade do tema, os vereadores decidiram marcar uma nova audiência para dar continuidade ao assunto.

Tapaiúna Fraga

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!