26/03/2012
Câmara Municipal implanta nova rede de internet
Luiz Alves
Técnicos instalam cabos para a ampliação da rede interna da Câmara de Cuiabá
A parceria firmada com o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) está promovendo a expansão da internet na Câmara Municipal de Cuiabá. A nova tecnologia irá melhorar significativamente o tráfego da rede interna, agilizando todo o processo de informação no legislativo cuiabano.

O legislativo municipal está sendo conectado à rede INFOVIA-MT, criada pelo Decreto nº 316, de 08 de julho de 1999, visando à integração de todos os órgãos estatais, da administração direta e indireta, através de uma rede de computadores com alto desempenho e confiabilidade. Esta infraestrutura moderna possibilitará o tráfego simultâneo de voz, dados e imagens, fornecendo meios de comunicação eficientes, seguros e de qualidade.

Conforme o Secretário de Administração e Pessoal da Câmara, Márcio Roberto Daima, a parceria “foi realizada de setor público para setor público, o que permite a aquisição de produtos e serviços de qualidade a valores muito abaixo dos fixados pela relação comercial com a iniciativa privada”.

A estimativa é que a estrutura interna esteja em pleno funcionamento em cerca de 20 dias, sendo que toda a rede será cabeada por trilhos e tubulações. Todos os pontos lógicos serão certificados e estarão amparados com a devida garantia.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Câmara, Roney Roberto Lopes dos Santos, esclarece que o sistema engloba todos os serviços de internet, instalação de antivírus corporativo, soluções de firewall e criação de correio eletrônico corporativo. “A rede INFOVIA-MT destinará à Câmara, de acordo com a demanda, uma velocidade de tráfego que pode ultrapassar seis megabytes. Todo o cabeamento da Casa de Leis foi estruturado para receber essa solução, com parte lógica, montagem de racks e switches gerenciáveis que atendem às normas técnicas em TI. Toda a rede interna estará segmentada através destes switches”, explica Roney.

Os switches são aparelhos que repassam os dados vindos do computador de origem para o computador de destino, criando uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre eles. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede, já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

A Secretaria de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Cuiabá terá controle total sobre o gerenciamento da política de segurança e de TI. Uma das medidas a serem adotadas será a criação dos correios eletrônicos corporativos para os gabinetes, secretarias e coordenadorias, bem como às assessorias vinculadas ao legislativo municipal.

Tapaiúna Fraga