12/03/2012
População recebe orientações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos
Luiz Alves
População visita exposição na Câmara de Cuiabá
Os cidadãos que estiveram no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá na manhã de hoje (12), puderam conhecer melhor os diversos animais peçonhentos que habitam a nossa região.

A iniciativa da Câmara, em parceria com o Núcleo de Apoio em Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como objetivo orientar e esclarecer a população sobre o perigo que aranhas, escorpiões e cobras, entre outras espécies, podem oferecer neste período chuvoso. Isto, porque a época é propícia para a migração destes animais para áreas com maior incidência de seres humanos.

Para Frank Franco, que é jardineiro, a exposição “foi ótima, tirei minhas dúvidas e saí bem informado, mas espero nunca encontrar com um deles”, frisou.

A exposição conta com um acervo de mais de 20 animais, que podem ser tanto visualizados (em fotos e vidros), como também tocados, já que há um serpentário com cinco espécies, entre elas a jibóia, considerada mansa e não carrega veneno.

“Foi muito bom, porque deram uma orientação e a gente passou a conhecer melhor os animais. E, se a gente se deparar com um, já sabe como reagir”, destacou Rubia Simone da S. Oliveira, funcionária do legislativo.

O evento é uma oportunidade de orientar a população sobre qual animal é realmente perigoso, principalmente porque várias espécies de aranhas e escorpiões acabam se fazendo presentes em diversas casas. Só no ano passado, foram registrados 364 casos de acidentes em Cuiabá.

Um dos aspectos destacados por Ludmilla Fernandes, que cursa biologia, é estagiária da UFMT e prestava orientações na exposição, foi a possibilidade de acabar com mitos e orientar a população como deve proceder diante de certos animais. “As cobras não atacam o homem porque ele não é visto por ela como uma presa, além disso, esse ataque gera um gasto de energia muito grande pra ela. Ela só ataca se considerar que está correndo algum risco ou está sem espaço para fuga”.

Uma das orientações na exposição é nunca tentar pegar o animal, mas procurar com a ajuda de uma vassoura ou rodo, afastá-lo, para que volte à natureza. Outro ponto é com relação à rapidez das serpentes, por isso nunca se deve tentar apanhá-la. O ideal é chamar o Corpo de Bombeiros, pois eles têm treinamento adequado para lidar com estes animais.

A exposição permanece na Câmara Municipal de Cuiabá até amanhã (13), no período das 7h30 ás 11h30.

Luciana Oliveira Pereira