07/03/2012
Câmara de Cuiabá realiza sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher
Luiz Alves
Sessão especial em homenagem às mulheres
Por iniciativa da vereadora Lueci Ramos (PSDB), A Câmara de Cuiabá realizou hoje (07) sessão especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a participação de diversas entidades e suas representantes. O objetivo do encontro era homenagear, promover e elevar a auto-estima das mulheres, mas o evento acabou se tornando uma grande oportunidade de reflexão para todos os presentes.

A sessão foi iniciada pela jornalista e editora chefe da Revista Única, Rosi Domingues, que falou sobre o cotidiano sobrecarregado e a falta de tempo para cumprir todos os compromissos da mulher atual, mãe e profissional, além do desafio que as mudanças sociais impõem a todas às mulheres.

Vera Lúcia Bertolini, do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Organização da Mulher da Universidade Federal de Mato Grosso, (UFMT), destacou as conquistas da mulher, mas a falta de igualdade ainda presente nas condições de trabalho e na remuneração quando se comparam homens e mulheres. Ela chamou a atenção também para a questão da violência contra as mulheres, “a Lei Maria da Penha é um grande avanço, mas a superação da violência está em cada uma de nós, em nos apoderarmos para dar um basta nisso”.

A deputada estadual Luciane Bezerra (PSB) dedicou sua fala à reflexão sobre a importância da ampliação do espaço da mulher na política, destacando que no Brasil apenas cerca de 8% do espaço político é ocupado por elas. Um número muito inferior ao da Argentina, onde as mulheres são responsáveis por 47% do espaço do poder.

A juíza Ana Cristina S. Mendes, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá e coordenadora do Fórum Nacional de Juízes ligados à Violência Doméstica no Brasil, parabenizou a iniciativa do encontro. “Cumprimento esta Casa por fazer todo ano esta homenagem, reforçando o valor da mulher e, é isso que venho destacar aqui, o valor que todas nós temos e as conquistas, que precisam agora serem mantidas”.

“Apenas a lei sozinha não consegue resolver o problema da violência contra a mulher. Precisamos, por exemplo, da implementação de políticas públicas, de cursos profissionalizantes e que os homens sejam tratados em seus vícios de álcool e drogas para enfrentar este problema”, defendeu Lindinalva R. Dalla Costa, Promotora de Justiça e Coordenadora das Promotorias Especializadas no Combate à Violência Doméstica.

A vereadora Lueci Ramos frisou a importância da sessão, mas também da necessidade de reflexão para toda a sociedade. Ela destacou que apesar das conquistas das mulheres, “ainda há muitas bandeiras a empunhar, como a maior dignidade nas famílias, sem a violência; a igualdade de condições no mercado de trabalho; a maternidade aliada à carreira profissional, com estruturas que garantam suporte à mulher, como mais creches”.

A sessão ainda teve uma variada programação cultural, que contou com a apresentação de Ana Rafaela de Oliveira, de 17 aos, que cantou Maria, Maria; declamações poéticas de Bia Correia e a apresentação de dança da Escola Compasso´s.

Estiveram presentes à sessão, além de munícipes, representantes de partidos políticos e Entidades de Classe, da Prefeitura de Cuiabá, das secretarias de Educação e Esportes do município de Cuiabá, da Associação de Surdos de Cuiabá e Instituto dos Cegos, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e os vereadores Misael Galvão (PR), Professor Néviton Moraes (PTB).

Luciana Oliveira Pereira