16/02/2012
Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB usa a tribuna para defender instalação de radar
Luiz Alves
Presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, Thiago França
O presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, Thiago França, usou a Tribuna Livre da sessão ordinária desta quinta-feira (16) para defender a instalação de radares eletrônicos na Capital e fazer uma explanação sobre os índices de acidentes de trânsito.

Segundo ele, os acidentes de trânsito respondem pela segunda maior causa de saúde pública no país, comprometendo cerca de 13% dos orçamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e consumindo um sexto das internações hospitalares.

Em seu discurso, Thiago França disse que, mesmo se tratando de uma medida impopular, é necessária a implantação dos radares eletrônicos em Cuiabá, pois a sua finalidade é salvar vidas.

Complementando as ideias apresentadas pelo membro da OAB/M T, o vereador Everton Pop (PSD) afirmou que os radares eletrônicos são essenciais e que “essa tecnologia deve também educar os motociclistas”.

Recentemente, a justiça determinou à prefeitura de Cuiabá que instale radares eletrônicos nas principais vias da cidade, como as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e Historiador Rubens de Mendonça.

Também usaram a Tribuna Livre da Câmara representantes do Assentamento Canaã, que externaram receio acerca da problemática que estão enfrentando. Trata-se de decisão judicial determinando reintegração de posse ao proprietário da área que ocupam há mais de dois,  na região do Grande Parque Cuiabá. Eles informaram que estarão encaminhando Carta Denúncia aos poderes constituídos do Estado de Mato Grosso, ao Senado Federal e à Presidência da República.

Eles pedem que a justiça não determine a retirada das 300 famílias pelo uso da força policial sem que a questão seja amplamente discutida e resolvida. Conforme Eduardo Matos, um dos líderes dos manifestantes, as famílias, que em sua maioria são compostas por mulheres, irão resistir à desocupação. Por tal razão, temem “um banho de sangue”, diz, em alusão ao ocorrido em Pinheirinho (São José dos Campos – SP).

Os vereadores manifestaram solidariedade ao caso exposto, tendo, inclusive, sido sugerida a convocação dos secretários municipais de Meio Ambiente e Habitação pela Câmara Municipal. Também se cogitou sobre a criação de Comissão Parlamentar para acompanhar o caso e cadastrar as famílias do Canaã no programa federal Minha Casa Minha Vida.

Tapaiúna Fraga/Andréia Cruz

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)