11/09/2007
Campanha de CCO na Câmara completa um mês
Servidoras, mulheres de funcionários e filhas dos mesmos, há um mês contam com atendimento médico ginecológico na Câmara Municipal de Cuiabá. Uma campanha interna, com o intuito de prevenir o câncer de útero, tem sido sucesso na instituição que conta atualmente com 249 mulheres na Casa, entre efetivas e contratadas, conforme estimativa da Secretaria de Administração de Pessoal.

O coordenador do Núcleo Assistencial de Saúde, Gonçalo Cuiabano Malheiros, destaca que o trabalho é de suma relevância no sentido de conscientizar as mulheres da instituição, quanto aos riscos pela não procura de um profissional especializado na área.

Destaca que o grande número de servidoras da Casa e a impossibilidade de muitas delas, que não têm condições financeiras para procurar hospitais particulares por não ter Plano de Saúde ou mesmo de aguardar numa fila de espera do SUS fez com que a instituição tivesse a preocupação em oferecer tais serviços.

A coleta do material do colo uterino (CCO), exame específico e que pode detectar além do câncer, outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é realizado na própria instituição, pelos profissionais Valéria Rodrigues Taveira e Rodney Mady, ambos clínicos e ginecologistas. Além disso, outros profissionais como enfermeiros, todos envolvidos na maciça campanha fazem a preparação dos pacientes para o exame e também orientações básicas, além de encaminhamentos, caso haja necessidade, segundo Gonçalo.

Para o médico, esse é um dos exames mais importantes para a mulher, no sentido de prevenção e que, no entanto, muitas sentem dificuldades para a realização do mesmo. A campanha, que começou em agosto desse ano tem tempo indeterminado para a finalização, pois a meta do setor é de que todas as interessadas tenham acesso ao atendimento.

O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a aproximadamente 24% de todos os cânceres. Pode ser do tipo epidermóide, o mais comum, mas também pode ser do tipo adenocarcinoma, o qual é bem menos freqüente. O primeiro pode ser diagnosticado na sua forma pré-invasora: NIC (neoplasia intraepitelial cervical), geralmente assintomático, mas facilmente detectável ao exame ginecológico periódico.

O diagnóstico é predominantemente clínico. A coleta periódica do exame citopatológico do colo uterino (também chamado de exame pré-câncer ou Papanicolau) possibilita o diagnóstico precoce tanto das formas pré-invasoras (NIC) como do câncer propriamente dito. No exame ginecológico rotineiro, além da coleta do citopatológico, é realizado o Teste de Schiller (coloca-se no colo do útero uma solução iodada) para detectar áreas não coradas, suspeitas. A colposcopia (exame em que se visualiza o colo uterino com lente de aumento de 10 vezes ou mais) auxilia na avaliação de lesões suspeitas ao exame rotineiro e permite a realização de biópsia dirigida (coleta de pequena porção de colo uterino), fundamental para o diagnóstico de câncer.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues