16/11/2011
Câmara de Cuiabá considera essencial acelerar obras de melhoria da mobilidade urbana

Enquanto as obras da Arena do Pantanal Governador José Fragelli estão  em fase adiantada, os investimentos em mobilidade urbana, em especial para “destravar” o trânsito e os necessários para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), dificilmente estarão concluídos antes de julho de 2014. A avaliação partiu dos membros da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização da Copa no Pantanal, na Câmara Municipal, após conferir imagens e informações sobre elevados, trincheiras e duplicações de avenidas previstas para modernidade da Capital.

O presidente da Comissão Especial da Copa no Pantanal na Câmara, vereador Edivá Pereira Alves (PSD), acredita que o Governo de Mato Grosso tem de exigir agilidade da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa). Ele cita que, até o momento, somente a obra da trincheira da Avenida Mário Andreazza, no cruzamento das Avenidas Miguel Sutil com Círiaco Cândia, nos bairros Santa Isabel e Cidade Verde, em Cuiabá, tem previsão de início.

“É certo que o maior legado da Copa do Mundo de 2014 para Cuiabá será a melhoria na mobilidade urbana. Disso, não existe a menor dúvida. Mas, pelo andar dos projetos, confesso que passo a temer pelo pior”, avalia Edivá Alves, que conhece o gargalo do trânsito da Capital.

“Apenas a trincheira da Mário Andreazza foi lançada. E olha que é obra que faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto Marechal Rondon e a Arena Pantanal”, afirma ele. A Avenida Mário Andreazza faz parte do plano B, porque a principal ligação de Cuiabá com Várzea Grande e, por conseqüência, o Aeroporto Marechal Rondon, trata-se ainda da Avenida da FEB, que não recebeu nenhuma obra.

Os investimentos tendem a melhorar a mobilidade urbana por quase meio século, segundo o vice-presidente da Comissão Especial da Copa no Pantanal, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB). “A expectativa é de que as obras facilitem o tráfego das principais vias da cidade”, justifica Washington Barbosa.

O vice-presidente da Comissão Especial da Copa na Câmara considera imprescindível que o governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá acelerem, também, o repasse de informações ao Poder Legislativo. “Em alguns setores, estamos às cegas, diante da escassez de informações. A Secretaria da Copa não pode fazer as obras à revelia, sem consultar a municipalidade”, adverte Pastor Washington.

A partir da próxima semana, a Comissão Especial da Copa na Câmara dará início à fiscalização externa, “in loco”, nos locais em que as obras já tiverem início e, ainda, onde há previsão de realização de investimentos.

Ronaldo Pacheco

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!