07/11/2011
Pop apresenta projeto para reduzir acidentes próximos a escolas
Luiz Alves

Para garantir a segurança dos estudantes das escolas da Capital, o vereador Everton Pop (PP) apresentou um projeto de lei que prevê a colocação de faixas elevadas para pedestre em frente a todas as instituições de ensino públicas e privadas de Cuiabá.

O projeto estabelece que as faixas deverão estar a uma distância máxima de 100 metros do portão principal de cada escola, com placas sinalizadoras e de advertência sobre a velocidade máxima permitida no local.

Pop alega que o projeto é uma forma de prevenção contra acidentes que, muitas vezes, tiram as vidas das crianças ou as lesionam. “Em muitos casos, as crianças estão ansiosas para chegar em casa e acabam sendo vítimas de condutores apressados e com pouca atenção” justifica o vereador.

Ele explica ainda que a elevação da faixa obriga o condutor a reduzir a velocidade para atravessá-la, evitando assim, de fato, acidentes que normalmente ocorrem com a faixa simples, muitas vezes por falta de respeito ao pedestre.

No projeto de lei, o parlamentar pontua que as escolas com maior número de alunos terão prioridade na colocação das faixas elevadas. A responsabilidade de fiscalizar e penalizar os condutores é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU).

Josiane Dalmagro

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo