03/11/2011
Washington cobra de secretário detalhamento sobre a reforma e ampliação do aeroporto

O vereador Pastor Washington (PRB), vice-presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Pantanal na Câmara de Cuiabá, cobrou do secretário extraordinário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, nesta quinta-feira (03/11), a prestação de contas transparente da obra de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.  O vereador solicitou ainda, durante a explanação, relatório mensal do desenvolvimento físico e financeiro da reforma.

Durante sessão plenária, Francisco Vuolo agradeceu a oportunidade em dar maior transparência ao processo no Legislativo Municipal, que é de extrema importância para todo o Estado. Segundo ele, várias mudanças estão ocorrendo no aeroporto, dentre elas, adequação viária, com a construção da rotatória; reforma e ampliação do terminal de passageiros; ampliação do estacionamento, entre outras, com prazo para finalizar até dezembro de 2013.

Francisco Vuolo ressaltou ainda que, atualmente, a capacidade de passageiros no Marechal Rondon é de 1,6 milhões de passageiros, ao ano; e, a partir da entrega do Modulo Operacional, em 15 de novembro, passará a atender cerca de 2,4 milhões de passageiros, praticamente ‘empatando’ a demanda. Ao final da reforma e ampliação, terá condições de receber 5,4 milhões. O secretário disse também que a obra está sendo realizada por uma empresa cuiabana, a RG Global.

“Uma empresa mato-grossense é a responsável pela importante obra, a RG Global, que irá fazer com que o aeroporto receba mais de 2 milhões de passageiros, ao ano”, observou o secretário.
Questionado por Washington Barbosa sobre os voos internacionais, Francisco Vuolo observou que, pela estrutura deficitária do aeroporto, ainda não há demanda por parte das empresas aéreas para esse transporte.

“Devido à estrutura deficitária, ainda não existe pedidos por parte das empresas para esse transporte, no entanto, estamos fechando uma parceria com a Aerosür, da Bolívia, para que facilite, pelo menos, os voos para os Estados Unidos, entre outros países”, completa ele.

Adrielle Piovezan